Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Começam as reuniões da Assembleia Geral dos bispos da CNBB
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 15-04-2015, Gaudium Press) A 53ª Assembleia Geral da CNBB, sediada no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, em Aparecida, São Paulo, inicia seu primeiro dia de trabalhos nesta quarta-feira, 15 de abril, reunindo cerca de 400 religiosos, entre cardeais, arcebispos, bispos auxiliares e eméritos, e 274 circunscrições eclesiásticas.

santuario-nacional-aparecida.jpg

Nesta ocasião, haverá a Santa Missa de abertura no Santuário Nacional, a ser presidida pelo Arcebispo e presidente da Conferência, Dom Raymundo Damasceno Assis, e concelebrada pelo Arcebispo de São Luiz, no Maranhã, Dom José Belisário da Silva, e pelo bispo auxiliar de Brasília, Dom Leonardo Ulrich Steiner.

Assim que finalizada a celebração eucarística de abertura, começam os trabalhos da primeira sessão desta manhã, com a apresentação dos bispos nomeados até o presente momento, bem como do relatório das atividades da presidência no quadriênio, que compreende de 2011 a 2015. No período da tarde, às 15h, será organizada uma coletiva de imprensa, onde serão abordados assuntos como as Diretrizes Gerais da CNBB e a eleições do organismo.

Depois, no plenário, ocorre as 15h40 a exposição da Conjuntura Social, seguida pela Conjuntura Eclesial, a ser apresentada pelo Monsenhor Joel Portella Amado, do Rio de Janeiro
Ao longo dessa 53ª Assembleia Geral da CNBB, que se estende até o dia 24 de abril, os bispos participantes ficarão responsáveis por atualizar as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE).

Já as orientações pastorais, que haviam sido aprovadas em 2011, devem ser revisadas através dos estudos da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium e do pronunciamento do Papa Francisco aos bispos no Rio de Janeiro, feito em julho de 2013.

Além disso, neste ano, os prelados terão de eleger a nova Presidência da entidade, mais os delegados da CNBB para o Conselho Episcopal Latino Americano (Celam) e para a XIV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, em outubro deste ano, no Vaticano.

A discussão entre os participantes sobre o novo texto que trata dos cristãos leigos e leigas, preparado após recebimento de sugestões e emendas pela comissão responsável encontra-se na programação da assembleia. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações CNBB

 
Comentários