Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Não buscarei forças nas minhas próprias coragens”, diz o Arcebispo de Curitiba
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 15/04/2015, Gaudium Press) O novo Arcebispo da Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, Dom José Antonio Peruzzo, escreveu sobre o início de seu ministério na região. Ele afirmou que as felicitações e cumprimentos já tiveram seu lugar e que agora chegou a hora de um olhar humilde e ousado para a frente, para o futuro, mas com grande apreço a tudo quanto se fez e se evangelizou nesta Arquidiocese.Dom-Peruzzo.jpg

Segundo o Prelado, homens e mulheres de grande força interior deixaram na Arquidiocese paranaense seus traços de fidelidade, de entrega livre e obediente. “Pessoalmente confesso meus sentimentos de pequenez ante a grande intelectual de Dom Manuel d’Elboux ou a humildade iluminadora de Dom Pedro Fedalto. Gostaria muito que esta ‘pequenez’ não fosse insuficiência. Vou tentar convertê-la em predisposição para ouvir, para deixar-me ensinar por aqueles que alcançaram sabedoria a partir de sua fé”, avaliou.

Dom Peruzzo contou que quando recebeu a comunicação telefônica vinda da Nunciatura Apostólica, no dia 15 de dezembro, informando e interpelando-o a aceitar o que decidira o Papa Francisco sobre esta Arquidiocese, sentiu um temor que alcançou até as suas fímbrias.

“Pedi alguns dias para reflexão. Afinal o episcopado não é apenas uma questão de liderança ou de administração. E a Igreja não é apenas organização. Muito mais, é uma grande família, aquela dos que querem se deixar configurar pela pessoa de Jesus Cristo. E, nesta perspectiva, o episcopado é menos funcionalidade. É, especialmente, um modo de ser, muito mais do que um modo de fazer. Ao final aceitei. Mas não por me considerar preparado; acolhi a decisão do Papa porque vi que a evangelização se verifica sobeja lá onde enviado se faz ouvinte da Palavra.”

Ele ainda ressaltou que por se tratar de pastoreio e de evangelização em uma Arquidiocese do porte e características de Curitiba, metropolitana e cosmopolita, rica de cultura e de ciência, mas também com muitas carências e descompassos, parece que a experiência do apóstolo Paulo pode ser inspiradora. O Arcebispo se reportou aqui ao texto de Atos 18,9-10.

No texto, o Apóstolo Paulo, imerso em muitas adversidades, foi encorajado pelo Senhor: “Não temas… eu estou contigo… tenho um povo numeroso nesta cidade”. Conforme o Prelado, vale aqui salientar dois pontos: a força interior de Paulo não provém dele próprio, pois sua fonte é o Senhor (“Eu estou contigo”); e o motivo desta moção interior vem logo a seguir (“Tenho um povo numeroso nesta cidade”).

Para concluir, Dom Peruzzo disse que não tem projetos prontos; que não veio com planos definidos, e que vai precisar da palavra e da sabedoria de quem conhece bem a história, o ambiente, o caldeamento cultural desta grande arquidiocese.

“Proponho-me a não buscar forças nas minhas próprias coragens. As razões são quase óbvias: também por aqui o Senhor tem ‘um povo numeroso nesta cidade’. Ademais, gosto muito do tema do discipulado. E muito me apraz poder ensinar. Daí o lema inspirado no evangelho de Mateus: ‘Fazei discípulos… ensinai’. Será para mim uma grande alegria ser nesta Arquidiocese um bispo que ensina”, finalizou. (FB)

 
Comentários