Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Deus criou o ser humano à sua imagem: criou-os homem e mulher”: Papa, na Audiência Geral
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-04-2015, Gaudium Press) – A Audiência Geral desta Quarta-Feira, 15 de abril, realizada na Praça São Pedro, levou o Papa Francisco a dar continuidade às suas catequeses sobre a família.

Dentro da temática que o Papa vem tratando, o Santo Padre falou sobre o homem e a mulher: “Deus criou o ser humano à sua imagem: criou-os homem e mulher”. Esta afirmação da Sagrada Escritura diz-nos que não só o homem em si mesmo é imagem de Deus, nem só a mulher em si mesma é imagem de Deus, mas homem e mulher, como casal, são imagem de Deus.

E o Pontífice salientou: “A diferença entre o homem e a mulher não tem em vista a contraposição nem a subordinação, mas a comunhão e a geração, e isto sempre à imagem e semelhança de Deus.”

Para o Papa Francisco, a cultura moderna abriu novos espaços e novas liberdades para o enriquecimento e compreensão da diferença entre homem e mulher, mas gerou também muitas dúvidas e criou ceticismo. Por isso Francisco se questiona: “Pergunto-me se a chamada “teoria do gênero” não seria já a expressão de uma desistência e frustração, negando a diferença sexual porque não sabe entender-se com ela?”.

A remoção da diferença é o problema, não a solução – afirma o Santo Padre.

O Papa entra no âmago dos problemas de relacionamentos entre homem e mulher e aponta soluções para essas dificuldades: “Para resolver os seus problemas de relação, o homem e a mulher devem mutuamente falarem-se mais, ouvirem-se mais, conhecerem-se mais e amarem-se mais”

Segundo as palavras do Santo Padre, Deus confiou a terra à aliança do homem e da mulher.
A falência desta aliança, diz o Pontífice, gera a aridez dos afetos no mundo e obscurece o céu da esperança. Daí a responsabilidade que têm todos os crentes de descobrir e dar a conhecer a beleza do desígnio criador de Deus.
Dando continuidade a suas palavras, o Papa Francisco fez duas reflexões.

Uma delas foi: “Sem dúvida, que devemos fazer muito mais em favor da mulher, se queremos dar força à reciprocidade entre homem e mulher. É necessário, efetivamente, que a mulher não apenas seja mais escutada, mas que a sua voz tenha um peso real, uma autoridade reconhecida, na sociedade e na Igreja.”

“O próprio modo como Jesus considerou as mulheres, num contexto menos favorável do nosso, manda uma luz potente, que ilumina um caminho que leva longe, do qual percorremos apenas um pedaço. Aquilo que pode dar o génio feminino. É um caminho para percorrer com mais criatividade e audácia.”

Na outra reflexão deixada pelo Papa, ele considera que a crise de confiança coletiva em Deus que nos pode levar à incredulidade e ao cinismo, talvez esteja ligada à crise da aliança entre homem e mulher.

E o Santo Padre concluiu sua catequese com uma afirmação esperançosa: se o homem e a mulher procurarem a harmonia juntos e com Deus, sem dúvida que a encontram:

“A terra enche-se de harmonia e confiança, quando a aliança entre o homem e a mulher é vivida no bem.” (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

 
Comentários