Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Roma acolhe Congresso Diocesano sobre os Pais de Família como transmissores da Fé
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Roma – Itália (Quinta-feira, 16-04-2015, Gaudium Press) “Transmitimos aquilo que temos recebido”, será o tema do Congresso anual que a Diocese de Roma prepara para o próximo dia 14 de junho e girará entorno dos pais de família como transmissores da Fé. O evento, que se desenvolverá em duas etapas -a primeira delas durante três dias em junho, e a última em setembro- se inaugurará com o Santo Padre na Praça de São Pedro.

Roma acolhe Congresso Diocesano sobre os Pais de Família como transmissores da Fé.jpg

“O Santo Padre Francisco aprovou nossa proposta de abrir o Congresso deste ano encontrando-nos com o ele pessoalmente e os pais das crianças da Primeira Comunhão e dos confirmandos, para dialogar com eles, junto com os sacerdotes e catequistas. É algo belo e importante para traçar novos caminhos de participação dos pais até seus filhos. Sem a cooperação da família os esforços generosos dos sacerdotes e dos catequistas são pouco frutíferos”, escreveu o Cardeal Agostino Vallini, Vigário da Diocese de Roma, em uma carta dirigida à comunidade diocesana da Cidade Eterna.

Tal como está estipulado no programa, o Congresso iniciará às 18h do domingo, 14 de junho, com a acolhida dos pais de família na Praça vaticana, a saudação do Cardeal Viário e a oração de início. Em seguida ocorrerá o encontro com o Santo Padre, que oferecerá um discurso aos presentes.

“Pensamos que é conveniente e oportuno que os pais venham preparados para o encontro com o Papa: é um Congresso, não uma audiência geral. Por isso lhes peço convocar na paróquia, uma ou várias vezes, aos pais de família com os catequistas de seus filhos, e abrir uma reflexão sobre o tema do Congresso”, convida o Cardeal Vallini aos sacerdotes.

Para o dia 15 de junho, às 19h, está previsto um encontro na Basílica de São João de Latrão, para a conferência “Transmitimos aquilo que temos recebido”, sobre a responsabilidade dos pais de família de testemunhar a beleza da vida, que oferecerá Dom Andrea Lonardo, diretor da Oficina de Catequese da Diocese de Roma. Este dia também se apresentará o Informativo “Os pais e a transmissão da Fé nos filhos”.

Os trabalhos continuarão na terça-feira, 16 de junho, às 19h na Universidade Lateranense, onde os participantes do Congresso trabalharão vários laboratórios de estudo guiados por especialistas. Destes laboratórios se formularão propostas para o próximo ano pastoral.

A segunda etapa do Congresso, que será em setembro, se desenvolverá na Basílica de São João de Latrão com duas sessões, uma na manhã, dirigida especialmente aos párocos e sacerdotes; e uma à tarde para os catequistas. Na ocasião o Vigário da Diocese romana ilustrará as orientações pastorais para o ano 2015-2016, as quais serão maturadas durante o Congresso.

“Nosso projeto pastoral destes anos encontrará no jubileu um suporte e impulso: trata-se de intensificar uma pastoral que faça crescer a Fé através de caminhos espirituais, que não são outra coisa que experiências da misericórdia do Pai em nós”, acrescenta o Cardeal Vallini ao referir-se ao Jubileu da Misericórdia que anunciou o Papa Francisco e que iniciará no dia 08 de dezembro deste ano. (GPE/EPC)

 
Comentários