Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Nossas famílias são uma pequena igreja, é o lugar primordial da paz”, diz Arcebispo de Vitória
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Vitória – Espírito Santo (Quinta-feira, 16-04-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Vitória, no Espírito Santo, vivenciou momentos festivos, de graça e Fé durante as celebrações em honra a Nossa Senhora da Penha. Durante esses dias, mais de 2 milhões de fiéis saíram às ruas para prestar homenagens e pedir com clamor e fervor as bênçãos a Virgem Santíssima.

Nossas famílias são uma pequena igreja, é o lugar primordial da paz.jpg

A Festa da Penha deste ano, uma das consideradas de maior importância no calendário da Igreja Católica no Brasil, contou em sua 444ª edição com a celebração de Santas Missas, assim como romarias e homenagens diversas padroeira do Estado.

Foram, no total, nove dias em que a população capixaba pode demonstrar sua devoção e amor a Nossa Senhora.

A abertura da Festa da Penha aconteceu no domingo de Páscoa, 5 de abril, sendo a Celebração organizada pela área Pastoral de Vila Velha.

A Romaria de São Mateus, a Romaria das Pessoas com Deficiência e a Romaria de Cachoeiro foram as responsáveis por deixar ainda mais os fiéis emocionados.

Além dessas, a Romaria dos Homens chegou a atrair mais de 2 milhões de pessoas, que formara uma multidão extensa nas ruas da capital, com destino ao parque da Prainha.

O bispo da Diocese de Colatina, Dom Wladimir Lopes, presidiu a Romaria de Colatina no penúltimo dia da festividade.

Dia de Nossa Senhora da Penha

Na segunda-feira, 13, dia de Nossa Senhora da Penha, houve a apresentação das bandas de congo, bem como a romaria dos ciclistas, e as missas dedicadas as pastorais.

Nossas famílias são uma pequena igreja, é o lugar primordial da paz2.jpg

A Celebração Eucarística de encerramento, no parque da Prainha, em Vila Velha, foi presidida pelo Arcebispo de Vitória, Dom Luiz Mancilha Vilela, que na ocasião, solicitou paz às famílias do Estado.

Segundo Dom Luiz Mancilha, “é importante que nossas famílias procurem ser verdadeiramente santuários da paz”, pois “a sociedade será melhor se nossa família for melhor. Nossas famílias são uma pequena igreja, é o lugar primordial da paz”.

Com base na temática da Festa da Penha deste ano, “Maria, Mãe da Família, Santuário da Paz”, o Arcebispo discursou: “começamos a nossa história com o sinal da paz. Aqui (Prainha) foi plantada a cruz de Jesus que é o sinal do cristão que gera a paz. Jesus é a paz, é o perdão para todos nós. E em nosso país a cruz foi introduzida e tornou-se Terra de Santa Cruz.”

Além disso, o prelado não deixou de ressaltar os milhares de fiéis reunidos na cerimônia a ação missionária de São José de Anchieta e de Frei Pedro Palácios, vistos como “mensageiros e portadores da paz”, e chamou-os a cultivarem a paz na igreja familiar. “Vamos fazer que nossa casa seja um lugar da paz para que, os que dela saírem sejam portadores da paz”, disse.

Não perder a esperança também foi um dos pontos mencionados por Dom Luiz Mancilha ao público, uma vez que com essa atitude podemos manter a esperança de uma sociedade melhor, conforme o pedido de Nosso Senhor Jesus Cristo.

“Com Jesus nós somos vitoriosos. Por isso, essa praça é a praça da esperança, não percamos a esperança. Jesus está conosco. E a mãe de Jesus, e nossa mãe, caminha conosco, velando, consolando, animando a todos. Porque a vitória está garantida!”, explicou.

Nossas famílias são uma pequena igreja, é o lugar primordial da paz3.jpg

Depois, exortou que “Jesus venceu o pecado e abriu as portas do céu para nós. Nós temos esperança no coração e termos certeza da vitória, porque Deus caminha conosco”.

Dom Luiz aproveitou ainda a ocasião para nos atentarmos a boa convivência para com as esposas e mulheres, para que um seja “suporte” para o outro, e dessa forma, “a família seja igreja de Deus, lugar da paz”. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Vitória e C3 Press

 
Comentários