Notícias


Notícias


Diocese de Caxias do Sul promove formação para Ministérios da Palavra, Eucaristia e Exéquias
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 22/04/2015, Gaudium Press) O Centro de Formação Pastoral da Diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, será sede de um curso de capacitação de lideranças para o serviço no Ministério da Palavra, Eucaristia e Exéquias. Os encontros serão realizados sempre às quintas-feiras, das 19h30 às 21h30.

Destinado ao aprofundamento de ministros atuantes e à capacitação de novos, a atividade formativa tem os seguintes critérios para aceitação dos candidatos: que sejam enviados em nome da paróquia; que estejam abertos ao novo e que se disponham a participar de todas as etapas.

Para o mês de abril já foram realizados dois encontros do curso: no dia 9, com o tema “A conversão pastoral”; e no dia 16, com o tema “Missão dos Ministérios”. Os próximos encontros ocorrerão nos dias 23 e 30 de abril. O Padre Oscar Chemello abordará o tema “Visão geral dos Sacramentos”, no dia 23. Já o assunto “A importância da Liturgia nos ministérios” será refletida no dia 30 pelo Padre Izidoro Bigolin.

O Centro de Formação Pastoral fica localizado na Rua Dr. Emílio Ataliba Finger, 685, telefone (54) 3211 5032.

Ministro da Palavra

Na ausência de um padre, cabe a presidência da celebração da Palavra de Deus a alguém dignamente nomeado ou por ele delegado, pois a presidência litúrgica é exercida em sinal de Cristo-Cabeça da Igreja, que é seu corpo.

Os diáconos são os primeiros indicados para exercer este ministério na ausência do presbítero. No entanto, todo cristão, por força do seu batismo e confirmação, pode assumir legitimamente este serviço, contando que sejam preparados com uma adequada formação para exercerem essa tarefa litúrgica de presidir a oração da comunidade cristã.

Ministro da Eucaristia

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), têm sido instituídos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECEs), isto é, fiéis leigos cuja missão é facilitar aos celebrantes a distribuição da santa Comunhão, seja em igrejas, seja em capelas, hospitais, casas particulares, seja ainda em outros lugares.

Ministro das Exéquias

As exéquias são o conjunto de ritos e orações com que a comunidade cristã acompanha seus mortos e os recomenda a Deus. Em todos os povos e em todos os tempos, encontram-se ritos relacionados com os falecidos e com os que choram a morte de algum familiar ou amigo.

O ministro das exéquias normalmente é o sacerdote ou o diácono. A conferência episcopal pode decidir que em sua ausência os funerais sejam presididos por leigos. (FB)

 
Comentários