Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Novo Santuário” de Fortaleza festeja seus 100 anos de edificação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Fortaleza – Ceará (Sexta-feira, 24-04-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Fortaleza, no Ceará, possui motivos para comemorar, uma vez que seus fiéis vêm festejando os 100 anos de edificação do Santuário dedicado a São Francisco das Chagas, também popularmente chamado de Novo Santuário, situado em Canindé.

Novo Santuário.jpg

Construído em 1915, com benção concedida no dia 2 de maio daquele ano, milhares de devotos, assim como paroquianos e romeiros, celebrarão neste dia o centenário da reforma da Igreja matriz.

Iniciado em 1910, os frades capuchinhos eram os administradores da paróquia. Em um certo dia, resolveram enfrentar o desafio de reformular e ampliar a igreja, a fim de acolher mais fiéis e peregrinos que vinham de fora do Estado cearense.

Após um árduo, porém, considerado na época um velo trabalho arquitetônico, a matriz estava reformada, e mais tarde, em 1925, acabou sendo elevada à condição de Basílica Menor.

A programação da festa tem início no dia 24, às 15h, com a apresentação de poesias e desenhos feitos pelas crianças e jovens das Escolas públicas e particulares de Canindé, no Espaço Cultural Frei Venâncio Willeke, ao lado da Igreja das Dores.

No dia 26, ocorre às 9h Missa de Envio na Basílica, com entrega do material do Tríduo Celebrativo aos coordenadores das comunidades.

Em 1º de maio, a abertura do Mês Mariano será às 18h, com hasteamento da bandeira, na Igreja de Nossa Senhora das Dores, seguida de procissão pelas ruas até o Santuário de São Francisco das Chagas.

Logo depois, a Santa Missa será realizada, contando com a participação dos frades capuchinhos.

No dia em que a comunidade católica de Fortaleza comemora as festividades dos 100 anos do Novo Santuário, a programação começa logo pela manhã, às 6h, com Missa na Missa na Basílica, com Alvorada ao som de músicas litúrgicas e do Hino do Centenário.

Em seguida, às 9h, Missa Solene na Basílica, e às 10h, exposição fotográfica e o lançamento do selo comemorativo e da Revista “O Santuário”.

Finalizando os festejos, às 18h, acontece a Celebração do mês Mariano, na Igreja das Dores. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Fortaleza

 
Comentários