Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo colombiano afirma ser necessário que se redescubra a comunicação na Igreja além do olhar midiático
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Segunda-feira, 27-04-2015, Gaudium Press) “É necessário que redescubramos a comunicação na Igreja além do olhar midiático, imploremos que nossa reflexão cumpra seu compromisso de encontrar-nos em atitude de proximidade, para contribuir com nossa reflexão pastoral, à construção de um mundo mais fraterno”, com estas palavras Dom Jairo Jaramillo Monsalve, Arcebispo de Barranquilla e Presidente da Comissão de Comunicações do Episcopado Colombiano, saudou os presidentes e delegados de comunicação das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe que se reuniram em Bogotá, pela convocatória do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM), para refletir no tema “Construindo pontes para a fraternidade”.

Bispo colombiano afirma ser necessário que se redescubra a comunicação na Igreja além do olhar midiático 1.jpg

Em sua saudação, Dom Jaramillo Monsalve disse também que “é necessário que a proximidade da Igreja comunique o amor de Deus e que, seguindo o exemplo do bom samaritano, os agentes de evangelização nos baixemos à condição dos mais necessitados, dos mais pobres e excluídos, para que a fraternidade, a comunhão e a solidariedade sigam sendo a mensagem sempre atual do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Neste sentido, o prelado expressou que é bastante propício o anúncio do Papa Francisco ao declarar o Jubileu da Misericórdia, e por isso convidou a todos a responder ao chamado do Pontífice “com ações concretas a partir do cenário da comunicação”. “Que cada uma das realidades eclesiais possam assumir com valentia a proposta de construir uma Igreja em saída, de sair de nossas trincheiras para acudir com misericórdia e prontidão ao encontro do diálogo com as verdades tão diversas do homem e a mulher de hoje”, acrescentou.

Finalmente, o Presidente da Comissão de Comunicações do Episcopado Colombiano desejou que “Jesus, Mestre e Comunicador por excelência, nos mostre o caminho para construir pontes para a fraternidade”.

A reunião de presidentes e delegados de comunicação das Conferências Episcopais da América Latina e do Caribe começou no dia 22 de abril por convocatória do Departamento de Comunicação do CELAM, com o objetivo de gerar um espaço de encontro e diálogo que permita construir processos de evangelização.

A abertura da reunião esteve a cargo de Dom Adalberto Martínez, Presidente da Comissão de Comunicações do CELAM. Também participaram Dom Claudio María Celli, Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, que através da tecnologia Epioscopo.net, saudou aos participantes do encontro e exortou a “praticar a diaconia da cultura digital que nos propôs o Papa Emérito Bento XVI”, assim como “a cultura do encontro -convite do Papa Francisco-, que ainda não temos dimensionado completamente”.

Bispo colombiano afirma ser necessário que se redescubra a comunicação na Igreja além do olhar midiático 2.jpg

“Construindo pontes”, “Processo até a fraternidade a partir da comunicação”, e “Espaços de fraternidade ao interno das Conferências Episcopais, entre as Conferências Episcopais e entre as Conferências Episcopais e o CELAM”, foram os eixos temáticos desenvolvidos durante o encontro.

A reunião foi encerrada na última sexta-feira, 24, com uma Missa presidida por Dom Adalberto Martínez, junto com Dom Eduardo García, membro da Comissão Episcopal de Comunicação Social do Episcopado Argentino. (GPE/EPC)

 
Comentários