Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos salesianos se encontrarão na cidade de Turim em maio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Turim – Itália (Segunda-feira, 27-04-2015, Gaudium Press) Entre os dias 21 e 25 de maio em Turim, Itália, ocorrerá um dos eventos principais da celebração do Bicentenário de nascimento de São João Bosco. Trata-se do Encontro dos Bispos salesianos nos lugares do santo italiano. Iniciado há um tempo pelo Padre Pascual Chávez, Reitor Maior Emérito dos Salesianos, a iniciativa foi acolhida agora pelo Padre Ángel Fernández Artime, Reitor Maior e 10º sucessor de Dom Bosco por ocasião do jubileu da Família Salesiana.

Bispos salesianos se encontrarão na cidade de Turim em maio 1.jpg

O encontro transcorrerá no marco da solenidade de Maria Auxiliadora, Padroeira dos salesianos, com celebrações nas Basílicas de Maria Auxiliadora em Turim, e de Dom Bosco, no monte Dom Bosco, além da Catedral de Turim, que acolherá até o próximo dia 24 de junho a ostentação extraordinária do Santo Sudário.

Tal como informou a agência de notícias salesianas ANS, as atividades dos Bispos começarão na tarde do dia 21 de maio com a oração das Vésperas, a oração mariana e a saudação do Reitor Maior. Na manhã da sexta-feira, 22, concelebrarão uma solene Eucaristia na Catedral de Turim diante do Santo Sudário, acompanhando aos Bispos o Arcebispo de Turim e Custódio da Síndone, Dom Cesare Nosiglia. A jornada seguirá com a reflexão sobre a “Santidade do Bispo Salesiano”, que oferecerá o sacerdote Pierluigi Cameroni, Postulador das Causas dos Santos da Família Salesiana. Além disso, o Reitor Maior refletirá sobre o Capítulo Geral XXVII da Congregação com o tema “Testemunhas da radicalidade evangélica”, e terão uma reflexão sobre o Ano da Vida Consagrada. A jornada culminará com um concerto a cargo do Coro da Capela Sixtina.

O sábado, 23 de maio, os Bispos se encontrarão no monte Dom Bosco. Ali meditarão sobre a formação sacerdotal à luz da educação de São João Bosco no Seminário de Chieri e no Eclesiástico. Neste dia concelebrarão uma Missa na Basílica de Dom Bosco.Bispos salesianos se encontrarão na cidade de Turim em maio 2.jpg

Já na parte da noite do sábado, os Bispos estarão presentes na Vigília da Basílica salesiana de Turim para participar da véspera da celebração à Maria Auxiliadora, que este ano se celebrará no dia 25 de maio, já que o domingo, 24, coincide com a solenidade de Pentecostes. Precisamente esse domingo os Bispos participarão na Lectio Divina sobre “O Espírito Santo e Maria na Igreja”, e da celebração Eucarística, que concelebrarão novamente junto ao Arcebispo de Turim.

A última vez que os Bispos salesianos se encontraram em Turim foi no ano de 2010 por ocasião do 150º aniversário de fundação da Congregação. Agora os 200 anos do nascimento de seu fundador os voltou a reunir.

A partir do nascimento da Congregação há mais de cem anos, foram 255 salesianos criados Bispos, inclusive o mesmo Dom Bosco presenciou a ordenação episcopal do primeiro salesiano, Giovanni Cagliero. (GPE/EPC)

 
Comentários