Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Na visita ad limina dos Bispos do Benin, Francisco recomenda: não entrem no “jogo político”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-04-2015, Gaudium Press) – “Vocês são testemunhas do entusiasmo da Igreja no Benin”, escreveu o Papa no início da mensagem entregue aos bispos de Benin, nesta segunda-feira (27/04), durante a Audiência concedida por Francisco por ocasião da visita Ad Limina que os prelados realizam atualmente a Roma.

O Papa incentivou lhes que mantivessem o entusiasmo e recordou que o mistério cristão não é privilégio de uma elite mas é um patrimônio que deve favorecer a todos os fiéis: “Isso é essencial para que a Igreja no Benin possa resistir e superar os ventos contrários”, afirmou o Pontífice para, em seguida, congratular-se com eles pela vigília diante das agressões ideológicas e midiáticas.

O Papa agradeceu a mobilização dos Bispos da Igreja africana quanto ao engajamento das dioceses para refletir os temas propostos pelo Sínodo Ordinário das Famílias, que está marcado para outubro no Vaticano.

“Eu sei que a Pastoral do Matrimônio ainda é um ponto difícil para vocês, considerando a real situação, social e cultural, do povo do Benin. Não percamos a coragem diante disso, mas perseveremos sem cessar porque a família que a Igreja defende é aquela da vontade de Deus”, diz Francisco aos Bispos.

“Promover a paz e a justiça é o papel fundamental da Igreja para garantir o desenvolvimento do Benin”, afirma o Pontífice em sua mensagem.

Em seguida ele destaca as boas relações do episcopado com as autoridades civis, para as quais a voz da Igreja é bem-vinda e muito apreciada.

Contudo, o Papa adverte aos bispos para que, mesmo tendo o apoio da Santa Sé para se fazerem presentes nas diversas realidades públicas da sociedade, tenham o cuidado de não entrar diretamente no jogo da política e nem em discussões partidárias: “A condução de assuntos públicos deve ser função dos leigos, a quem vocês têm o importante dever de formar e encorajar sem cessar”. (JSG)

 
Comentários