Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Avançam os preparativos para o Congresso Eucarístico Nacional de Tucumán, Argentina, 2016
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tucumán – Argentina (Terça-feira, 28-04-2015, Gaudium Press) Os Bispos argentinos, reunidos na 109ª Assembleia Plenária, convocada aos fiéis de seu país para que participem do 11º Congresso Eucarístico Nacional que se celebrará entre os dias 16 e 19 de junho de 2016 na cidade de São Miguel de Tucumán. Através de uma mensagem com data de 25 de abril, os prelados tem animado a celebrar este acontecimento em torno a Jesus Eucaristia e ao Senhor Ressuscitado: “Vamos celebrar na Eucaristia ao Senhor Ressuscitado, adorar sua presença e agradecer seu acompanhamento a partir dos inícios de nossa vida como povo. Por isso o lema do Congresso: ‘Jesus Cristo, Senhor da história, te necessitamos’ o acompanha a frase: ‘Jesus Cristo, pão da vida e comunhão para nosso povo'”.

Avançam os preparativos para o Congresso Eucarístico Nacional de Tucumán, Argentina, 2016.jpg

Como o Congresso ocorre também na comemoração do Bicentenário de Independência nacional, os Bispos igualmente tem chamado a viver o evento com um olhar agradecido da história e fabricando o futuro: “A comunhão com Jesus Cristo Ressuscitado, presente na Eucaristia, nos permite olhar criativamente a história e descobrir nossa identidade e nossa cultura, verdadeiro desafio para forjar o futuro, renovando nossa Fé, comprometendo-nos com a justiça e servindo solidariamente a fraternidade”.

Do mesmo modo, se referiu ao Ano Santo da Misericórdia convocado pelo Papa Francisco, jubileu que iniciará no dia 08 de dezembro próximo: “Nos dispomos, como família de Jesus, a celebrar o Ano Santo da Misericórdia que nos tem impulsionado a buscar na Eucaristia a fonte inesgotável de seu amor, a abrir nossos corações para a misericórdia e ser testemunhas dela, especialmente diante dos pobres, dos enfermos e dos excluídos. Como ensina o Papa Francisco, ‘a Igreja tem a missão de anunciar a misericórdia de Deus, coração palpitante do Evangelho, que por seu meio deve alcançar a mente e o coração de toda pessoa. A Esposa de Cristo faz seu o comportamento do Filho de Deus que sai para encontrar a todos, sem excluir nenhum'”.

Finalmente, confiam o Congresso à oração de todos os fiéis, para que “o caminho a percorrer nos faça verdadeiros discípulos missionários de Jesus, sentinelas de um tempo novo, anunciadores da civilização do amor”.

Em preparação a este evento, os dias 6 e 7 de maio próximo se realizará o segundo encontro de delegados nacionais. A reunião tem por objetivo dar a conhecer os avanços da organização do Congresso.

Está previsto que para o encontro participem delegados das diferentes Dioceses argentinas que se reunirão em Tucumán para escutar o caminho que, a data, leva a preparação do Congresso. Além disso, os delegados receberão um material que levarão posteriormente às suas jurisdições.

O 11º Congresso Eucarístico Nacional de Argentina, que não se realizava desde o ano de 2004 -quando ocorreu na cidade de Corrientes-, foi oficialmente apresentado pela Arquidiocese de Tucumán durante a festividade de Corpus Christi do ano passado. O Congresso do próximo 2016 também será ocasião para comemorar o centenário do Primeiro Congresso Eucarístico Nacional argentino celebrado em Buenos Aires em julho de 1916. (GPE/EPC)

 
Comentários