Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja no México promove projeto para ajudar sacerdotes anciãos e enfermos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quarta-feira, 29-04-2015, Gaudium Press) Inspirados nas palavras de São João Maria Vianney quando disse “o homem tem um belo dever e obrigação: orar e amar. Se orais e amais, tereis encontrado a felicidade neste mundo”, na Arquidiocese do México se adianta o “Proyecto Ars” para oferecer apoio e acompanhamento aos sacerdotes anciãos, enfermos e de escassos recursos.Igreja no México promove projeto para ajudar sacerdotes anciãos e enfermos 1.jpg

O projeto é uma iniciativa de um grupo de leigos católicos que, com o apoio da Fundação IGMA para o Desenvolvimento Integral da Pessoa A.C, busca agradecer aos sacerdotes sua consagração a Deus e entrega a Seu povo, e pretendam fazer um chamado à comunidade leiga sobre sua responsabilidade apoiando o ministério sacerdotal. Como explica Maria Eugenia Abad de Álvarez, responsável pelo Projeto, que foi citada pela SIAME: “o objetivo é devolver aos sacerdotes o muito que foi feito pelo Povo de Deus; graças a eles pudemos ser filhos de Deus, que são os únicos que tem o dom de transmitir os sacramentos e com eles aproximar-nos à Fé”.

“Muitos se encontram sozinhos, sem ninguém que vele por eles; é compromisso e responsabilidade dos católicos cuidar dos pastores que em seu momento deram a vida, como Jesus Cristo, em troca do amor e da verdade do Evangelho”, acrescenta Abad de Álvarez.

O projeto foi recebido com grande interesse e alegria por parte do Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, que em uma carta assinada no dia 26 de março disse: “Me deram a conhecer o Projeto Ars, o qual significará para os sacerdotes anciãos e enfermos o contar com uma casa que os acolha e lhes ofereça os meios para ser atendidos dignamente, também considero de grande importância que este projeto tenha a intenção de oferecer a muitos outros sacerdotes um espaço para uma sã recreação e convivência”.

A iniciativa já compreende a construção e o mantimento de uma casa de acolhida para sacerdotes em situação de vulnerabilidade que levará o nome “Casa Sacerdotal São José”. A própria Arquidiocese do México já ofereceu dentro do Seminário Conciliar “Casa Huipulco”, um espaço para dita edificação. Como assegurou o mesmo Arcebispo em sua mensagem: “Quero expressar meu mais vivo interesse e agradecimento à Fundação IGMA para o Desenvolvimento Integral da Pessoa A.C., e lhes ofereço a quantidade de terreno que seja necessário na ‘Casa Huipulco’ do Seminário Conciliar do México, e convido de todo coração a todas as pessoas que desejem integrar-se a este projeto para oferecer os meios que estejam ao seu alcance”.

Esta casa sacerdotal contará com 40 habitações, uma capela, uma área de cômputo, biblioteca, uma sala de entretenimento, uma área de exercício, assim como o refeitório, e espaços propícios para que os acerdotes possam ter lugar para a oração e meditação.

“O que esperamos é que haja uma interação e convivência entre os sacerdotes maiores e jubilados com os que apenas são ordenados ou levam pouco tempo sendo sacerdotes, já que ainda há muitos pais com uma lucidez impecável”, acrescenta Abad de Álvarez.

Igreja no México promove projeto para ajudar sacerdotes anciãos e enfermos 2.jpg

Para poder coletar os fundos suficientes para a construção da casa sacerdotal, o “Projeto Ars” se encontra realizando a campanha “Adota um Sacerdote”, com a qual se convida aos fiéis a oferecer suas orações como contribuição econômica para a iniciativa, doações que possam realizar-se ingressando no website do projeto www.proyectoars.com.

“Invoco a bênção do Senhor sobre todos aqueles que tenham por bem socorrer aos mais necessitados e, em particular, aos que levam a cabo esta ação misericordiosa através do ‘Projeto Ars'”, conclui o Cardeal Rivera em sua carta. (GPE/EPC)

 
Comentários