Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Reúnem Santa Teresa de Jesus e São João Paulo II em um só lugar
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ávila – Espanha (Quarta-feira, 29-04-2015, Gaudium Press) Desde o dia 27 de abril o Palácio de los Serrano de Ávila, na Espanha, acolherá uma exposição dedicada a Santa Teresa de Jesus e a São João Paulo II. A mostra, intitulada “Seguindo os passos de Teresa”, faz parte das celebrações que ocorrem por ocasião do V Centenário de nascimento da santa, mística e doutora da Igreja.Reúnem Santa Teresa de Jesus e São João Paulo II em um só lugar.jpg

A exposição, que permanecerá aberta ao público até o dia 08 de junho, antes de iniciar um percurso itinerante por várias cidades espanholas, é organizada por Rocaviva Eventos, com o apoio da Fundação Caja de Ávila, Bankia, Embaixada da Polônia, Prefeitura de Ávila e a Associação de Amigos de São Bartolomeu. Ela está constituída por uma exposição de painéis que mostrarão a vida e legado de Santa Teresa a partir de seu nascimento há 500 anos em Ávila, sua vocação, seu espírito andariego e a importante reforma do Carmelo, entre outros fatos.

Com a santa abulense, também haverá outros seis painéis dedicados a seguir os passos de São João Paulo II, especialmente da viagem apostólica que realizou em Ávila em novembro de 1982, quando se comemorou o IV centenário do falecimento da santa reformadora do Carmelo.

“Teresa de Jesus é riacho que leva à fonte, é resplendor que conduz à luz. E sua luz é Cristo, o ‘Mestre da Sabedoria’, o ‘Livro vivo’ no qual aprendeu as verdades; é essa ‘luz do céu’, o Espírito da Sabedoria, que ela invocava para que falasse em seu nome e guia-se sua pluma. Vamos unir a nossa voz ao seu canto eterno das misericórdias divinas, para dar graças a esse Deus que é ‘a mesma Sabedoria'”, expressou o Papa João Paulo II durante a Missa que celebrou em Ávila no dia 1º de novembro de 1982, em comemoração ao IV Centenário da morte da Santa Teresa de Jesus.

“A circunstância providencial do encerramento do IV centenário da morte de Santa Teresa me permitiu realizar esta viagem que desejava há tanto tempo (…) Quero repetir nesta ocasião as palavras que escrevi no início deste ano centenário: ‘Santa Teresa de Jesus está viva, sua voz ressoa ainda hoje na Igreja’. As celebrações do ano jubilar, aqui na Espanha e no mundo inteiro, tem ratificado minhas previsões”, prosseguia naquela ocasião o Santo Pontífice.

Junto aos dois santos, a exposição também dedicará um espaço para dar a conhecer a beata Ana de São Bartolomeu, que foi a secretária de Santa Teresa de Jesus e em cujos braços faleceu a mística em 04 de outubro de 1582 em Alba de Tormes.

As pegadas de Santa Teresa em Valladolid

Também por ocasião do V Centenário de Santa Teresa, em outra cidade espanhola, desta vez em Valladolid, vem sendo realizadas rotas turísticas teatralizadas que levam até o convento carmelita situado no bairro Rondilla, a quarta fundação da Santa.

Os passeios, que recordam aquele 1568 quando a Madre Teresa de Jesus se instalou com suas religiosas no Río de Olmos e depois se transladaram para a casa de Francisco de Cobos e María Mendoza, para finalmente fundar o Convento da Conceição do Carmo, tem lugar todos os domingos a partir das 12h. (GPE/EPC)

 
Comentários