Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Digitalizam na Irlanda diário de sacerdote capelão na I Guerra Mundial
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Dublin – Irlanda (Quarta-feira, 29-04-2015, Gaudium Press) O Arcebispo de Dublin, Irlanda, Dom Diarmuid Martin, lançou na última segunda-feira, 27, uma coleção digital de documentos do Arquivo Diocesano que incluem as memórias do Padre Francis Gleeson, consignadas em seus diários pessoais durante seu ministério como Capelão na I Guerra Mundial.

Digitalizam na Irlanda diário de sacerdote capelão na I Guerra Mundial.jpg

O evento significa a culminação de um trabalho de mais de um ano e meio por parte da Biblioteca Digital da University College de Dublin e os especialistas do Arquivo Diocesano, e contou com a assistência dos embaixadores na Irlanda da Inglaterra e França, além de familiares do Padre Gleeson, segundo informou o Independent Catholic News.

Os textos do sacerdote, que foram digitalizados e transcritos, representam um testemunho de seu ministério ao lado dos Royal Munster Fusiliers na Frente Ocidental da guerra. O Padre Gleeson é o protagonista involuntário de uma célebre pintura da guerra, “A última absolvição geral dos Munsters em Rue du Bois” de Fortunino Matania. Nela se vê ao Capelão ministrando o sacramento em cima de seu cavalo pelo perigo iminente de morte dos soldados.

Fidelidade em meio das provas

O sacerdote, além de assistir espiritualmente às tropas, era frequentemente o único canal de comunicação para dar a notícia dos falecimentos ou dos desaparecidos às famílias que os esperavam. Os fatos de guerra que teve que testemunhar lhe causaram grande sofrimento e provaram seu compromisso em seu ministério.

Em 1915, depois da Batalha de Loos, o Padre Gleeson pediu para ser retirado da frente de batalha escrevendo à seu Superior: “Estou triste por deixar aos queridos rapazes de Munster, mas não posso suportar mais”. No entanto, sua fidelidade ao dever lhe fez regressar ao seu trabalho em 1917, apesar dos horrores que havia vivido anteriormente.

Dom Martin destacou o testemunho do Padre Gleeson, não só por seus desafiantes deveres apostólicos no campo de batalha, mas por não perder na guerra seu sentido de humanidade e cordialidade, que se expressaram em seu apostolado como Pároco em Dublin depois de terminada a guerra. (GPE/EPC)

 
Comentários