Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Relíquia de São João Paulo II é doada a santuário de Ilópolis
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ilópolis – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 29/04/2015, Gaudium Press) No último dia 27 de abril, a canonização do Papa João Paulo II – e agora santo -, que faleceu em 2005, completou um ano. Por ocasião da data, Dom Paulo de Conto, Bispo da Diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, fez a doação de uma gota de sangue de Karol Wojtyla ao Santuário São Paulo Apóstolo de Ilópolis. A lembrança do Papa foi dada de presente ao Bispo pelo cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi assessor pessoal do pontífice.relíquia.jpg

De acordo com a assessoria de comunicação da Diocese de Montenegro, a gota de sangue presente na relíquia foi colhida em 1981, quando João Paulo II levou um tiro, na Praça de São Pedro, no Vaticano, na Itália. Dom Paulo explicou que o sangue foi guardado e foram feitas relíquias como essa. Ele destacou que esta relíquia é a primeira a vir para o Brasil e que decidiu doa-la a Ilópolis porque é o único município do mundo a ter um santuário em homenagem a João Paulo II.

Nomeado por João Paulo II, o Prelado contou que todas as vezes em que esteve com o Papa, no Vaticano, acabava contatando com o cardeal Stanislaw, de quem se tornou amigo. O reencontro entre os dois ocorreu há cerca de três anos, em Cracóvia, na Polônia, quando Dom Paulo recebeu de presente a relíquia. O Bispo ficou com ela na capela de sua casa, em Montenegro, expondo-a algumas vezes na Festa da Divina Misericórdia, em Bom Retiro do Sul.

“Agora achei interessante doá-la a este memorial de Ilópolis, pois assim muitas pessoas poderão ver esse presente, considerando que receberá visita permanente. Além disso, o pároco de Ilópolis é meu amigo e me pediu muitas vezes que doasse essa lembrança do Papa. Eu concordei, mas sempre que precisar, irei lá buscar”, declarou Dom Paulo.

Ainda conforme a assessoria da diocese gaúcha, por motivo de segurança, a relíquia não poderá mais ser tocada. A gota de sangue está exposta na capela, mas protegida por um vidro, posicionada ao lado de um outro presente enviado à comunidade. O próprio João Paulo II doou, em 2001, vestes que usou em uma das fotos oficiais como Papa.

Santuário São Paulo Apóstolo

O Santuário São Paulo Apóstolo foi elevado à esta condição no dia 1º de janeiro de 2000, o qual oferece Indulgência Plenária. Trata-se de um local onde as pessoas agradecem as graças recebidas, fazem súplicas e pedidos e se encontram com Deus. O Santuário anuncia a palavra de Deus, incentivando adequadamente a vida litúrgica, principalmente com a Eucaristia e a celebração da penitência, e cultiva as formas aprovadas de piedade popular.

Tendo como padroeiro o maior missionário e apóstolo formador de comunidades cristãs do mundo, mártir pela fé, o Santuário foi construído em um lugar especial, em um ambiente de paz, natureza, serenidade, fé, esperança e amor. (FB)

 
Comentários