Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Comissão dos Diáconos promove assembleia em Aparecida
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Quarta-feira, 29-04-2015, Gaudium Press) Em Aparecida, São Paulo, a Comissão Nacional dos Diáconos (CND) realizou entre os dias 23 e 26 de abril a sua 10ª Assembleia Geral, onde estiveram reunidos mais de 300 diáconos permanentes de diversas partes do Brasil, com o propósito de recordar os 50 anos do encerramento do Concílio Vaticano II, responsável por restaurar o diaconato permanente.

A Assembleia, que vem sendo realizada a cada quatro anos, tem tido como principais assuntos tratados a discussão de temas relacionados ao diaconato, bem como a aprovação de linhas de ações, programas e propostas para a caminhada diaconal no próximo quadriênio e a eleição da nova diretoria.

Na última quinta-feira, 23, os eventos tiveram início com a acolhida pelo presidente da CND, o diácono Zeno Konzen. Na ocasião, ele exortou bispos, presbíteros e diáconos para que participassem do encontro com espiritualidade, disponibilidade e serviço.

O Bispo Emérito de Blumenau, em Santa Catarina, Dom Angélico Sândalo Bernardino, celebrou a Missa de abertura do evento, concelebrada ainda pelo Bispo Emérito de Catanduva, Dom Antonio Celso de Queiróz.

Segundo Dom Antonio Celso, em sua homilia, “o diácono não pode correr o risco de gostar de ficar apenas nas funções litúrgicas, mas deve se dispor ao serviço. O diácono deve praticar o serviço do amor, não a caridade provisória. Deve ir ao encontro do pobre em suas necessidades”.

Prosseguindo com as atividades da assembleia, o Arcebispo de Palmas, no Tocantins, Dom Pedro Brito Guimarães, comentou no sábado, 25, a missão dos ministérios ordenados. Por sua vez, o diácono Júlio Bendinelli, da Equipe Nacional de Assessoria Pedagógica (ENAP), explicou os desafios e perspectivas para o diaconato permanente.

Além disso, foi feita a eleição e posse no domingo, 26, a nova diretoria da CND, em Missa de envio na capela do Seminário Santo Afonso. O diácono presidente, Zeno Konzen, foi reeleito para o cargo. Junto com ele, estão o vice-presidente, diácono Francisco Salvador Pontes Filho; secretário, diácono Antonio Héliton Alves; tesoureiro, diácono Antonio Oliveira; e contador, diácono Rosendir Guimarães de Souza. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

 
Comentários