Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Festa de Santa Quitéria em Curitiba
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/04/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 29/04/2015, Gaudium Press) A Paróquia Santa Quitéria, pertencente à Arquidiocese de Curitiba, no Estado do Paraná, promoverá a sua tradicional festa em honra a padroeira. Em preparação a festa, durante todo o mês de maio, do dia 1º ao dia 31, haverá uma intensa programação com celebrações eucarísticas, tríduos e bênçãos especiais.Santa Quitéria.jpg

Na prática, no dia 1º de maio, Dia de São José Trabalhador, ocorrerá a abertura do mês festivo, com Santa Missa e benção dos trabalhadores e das carteiras de traballho, às 19h30. Na sequência, dos dias 4 a 7 e de 11 a 14, sempre às 20h, será realizada a Hora Santa nas famílias da região.

Dando continuidade às atividades, no dia 9, às 20h30, acontecerá um jantar em homenagem às mães. Depois, no dia 10, haverá a missa em homenagem às mães na matriz e nas capelas da arquidiocese. No dia 16, às 19h, será realizada uma Missa Solene em honra a São Luís Orione e benção da pedra comemorativa.

Um tríduo festivo ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de maio. No dia 21, às 19h30, haverá Missa com novena a Nossa Senhora Desatadora dos Nós e benção dos enfermos e idosos. No dia 22, também às 19h30, será realizada uma Celebração Eucarística com benção para os casais. E no dia 23, às 19h, acontecerá uma Missa sertaneja com benção da água.

Por sua vez, no dia 24, às 7h30, haverá a Santa Missa, com benção dos carros às 10h e 13h. No mesmo dia, às 19h, será realizada outra Missa festiva, com benção das chaves das casas e dos carros. No último dia do mês, dia 31, ocorrerá a coroação de Nossa Senhora às 9h e 19h nas missas das capelas.

História da Paróquia

Um grupo de católicos decidiram fazer uma capela em honra a Santa Quitéria e combinaram com o vigário da Paróquia do Portão, que procurou a autorização. A capela que foi feita no ano de 1950 é de madeira, medindo 12 metros de comprimento por 7 metros de largura e 3,60 metros de altura. No dia 11 de agosto de 1950, foi benta na Igreja do Portão a imagem de Santa Quitéria e trazida em procissão a esta capela. Neste dia inaugurou-se a capela começando a novena em honra da santa, e no dia 20 deste mês foi feita a festa com missa e pregação e muita participação do povo.

Santa Quitéria

Santa Quitéria é uma Virgem e Mártir do século II, nascida na cidade de Braga, em Portugal, por volta do ano 120 da era cristã e martirizada em 22 de maio de 135. Já jovem, o pai de Quitéria a prometeu a casamento a um jovem chamado Germano. Diante de sua recusa em função de sua consagração a Jesus, ela foi condenada à morte por seu pai e decapitada por Germano.

Sua imagem possui uma palma que é símbolo do martírio e suas vestes lembram a bandeira de Portugal, sua pátria, cujas cores são vermelha e verde. (FB)

 
Comentários