Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Definidos tema e lema da Campanha Missionária 2015
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Apucarana – Paraná (Segunda-Feira, 04/05/2015, Gaudium Press) A Diocese de Apucarana, no Paraná, informou que as Pontifícias Obras Missionárias (POM) já escolheram o tema e lema da Campanha Missionária de 2015, que será lançado oficialmente, em nível nacional, no mês de setembro, na sede das Pontifícias Obras Missionárias em Brasília. A campanha em si será realizada no mês de outubro, mês das missões, em todas as dioceses do Brasil.

O tema proposto, “Missão é servir”, quer dar continuidade ao assunto da Campanha da Fraternidade deste ano “Fraternidade: Igreja e Sociedade. Eu Vim para Servir” (Mc 10,45). Já o lema escolhido, “Quem quiser ser o primeiro, seja o servo de todos” (Mc 10,44), está baseado na narrativa do Evangelho, onde Cristo centraliza no serviço o perfil dos discípulos e missionários.

De acordo com o diretor das POM, Padre Camilo Paulletti, não existe missão se não houver serviço, pois o serviço dá sentido à missão. Ele ainda afirma que o tema da Campanha Missionária normalmente acompanha a Campanha da Fraternidade. Isto só não acontece nos anos em que se proponha um congresso missionário específico, com temática própria.

É importante ressaltar que, além da apresentação do tema e lema da Campanha Missionária 2015, as POM também estão realizando diversas ações em conjunto com os organismos que integram o Conselho Missionário Nacional (Comina). Vale destacar alguns subsídios que estão sendo confeccionados: cartaz da Campanha Missionária; novena e DVD para reflexão nas comunidades; mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões; entre outros.

De acordo com a direção das pontifícias, a produção desse material deverá ser finalizada até o dia 15 deste mês. Posteriormente, os subsídios serão distribuídos à todas as dioceses do Brasil. Esse envio do material deverá ocorrer até o final do mês de junho. Nos meses de agosto e setembro, as dioceses terão tempo para mobilizar as suas paróquias e comunidades para participarem da Campanha Missionária.

Pontifícias Obras Missionárias

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) são o organismo oficial da Igreja universal e de cada Igreja particular para a animação e cooperação missionária universal. Elas exprimem a solicitude do Papa e dos pastores por toda a Igreja. Gera, nos católicos, desde a infância, o espírito de fraternidade universal e missionário, sem o qual não haverá verdadeira cooperação. Atendem e socorrem as mais diversas necessidades de ajuda material e espiritual de todos os povos. Promovem uma eficaz coleta para o bem de todas as missões atendendo às necessidades de cada uma.

As Pontifícias Obras Missionárias mantém vivo e circulante, nas comunidades eclesiais, o espírito de solidariedade e de universalismo missionário. O Concílio Vaticano II, no Decreto “Ad Gentes”, consagrou solenemente estas Obras como instrumento principal do Colégio Episcopal – do Papa e dos Bispos – para a cooperação na atividade missionária universal da Igreja (AG 38). (FB com informações das Pontifícias Obras Missionárias)

 
Comentários