Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Arcebispo do México inaugura templo dedicado a São Juan Diego na Argentina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Buenos Aires – Argentina (Terça-feira, 05-05-2015, Gaudium Press) No dia 1º de maio a dedicação de um templo paroquial em Buenos Aires se converteu em expressão da comunhão da Igreja através das nações. A nova paróquia é a primeira a ser dedicada a São Juan Diego Cuauhtlatoatzin, o indígena que presenciou as aparições da Virgem de Guadalupe no México e o templo é o primeiro em sua honra fora de seu país.

Cardeal Arcebispo do México inaugura templo dedicado a São Juan Diego na Argentina.jpg

Para destacar esta ocasião especial, o Cardeal primaz do México e Arcebispo da Cidade do México, Cardeal Norberto Rivera, viajou até Buenos Aires e participou na solene bênção e dedicação de templo, e presidiu a primeira Eucaristia celebrada nele. O Reitor da Basílica de Guadalupe no México também viajou para acompanhá-lo, junto com alguns fiéis mexicanos, segundo informou a agência AICA.

“Venho de Tepeyac”, expressou o Cardeal Rivera em sua homilia, “onde Deus se mostrou com cada um de nós graças a sua Mãe, Santa Maria de Guadalupe, que escolheu a um humilde indígena, Juan Diego, para que seja seu mensageiro. Nele depositou toda sua confiança, todo seu amor, toda sua misericórdia”.

Sobre o templo, o purpurado afirmou que estas construções materiais “nos ajudam a concentrar-nos em nossas relações com Deus” e animou aos fiéis a recordar que eles são templo do Espírito Santo e sua identidade como Igreja, povo de Deus.

Uma festa de Fé

A celebração pelo acontecimento começou no dia 30, véspera da inauguração, dia em que se ofereceu uma serenata à Santíssima Virgem Maria, a qual assistiram centenas de fiéis paróquias vizinhas, que trouxeram em procissão as imagens dos Santos Padroeiros de cada comunidade paroquial.

Também se ofereceu uma homenagem a Nossa Senhora de Guadalupe como Imperatriz da América antes da solene Eucaristia na qual se realizou um desfile de bandeiras. Além do Cardeal mexicano, o Cardeal Mario Poli, Arcebispo de Buenos Aires, o Núncio Apostólico na Argentina, Dom Emil Paul Tscherrig e os Bispos auxiliares concelebraram a Eucaristia junto a mais de 30 sacerdotes.

A quantidade de fiéis que participaram na dedicação e a Santa Missa fizeram necessária a instalação de um telão gigante para aqueles que não puderam ingressar no templo participassem da celebração. Na Missa também se fizeram vários representantes das autoridades civis de Buenos Aires e o Embaixador do México na Argentina, Fernando Castro Trenti. (GPE/EPC)

 
Comentários