Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arcebispo de Porto Alegre comenta pesquisa sobre o perfil dos sacerdotes brasileiros
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Brasília (Terça-feira, 05-05-2015, Gaudium Press) Através da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, a CNBB realizará partir desse mês de maio uma espécie de pesquisa com os presbíteros de norte a sul do Brasil a fim de relatar o perfil dos sacerdotes em meio às diferentes realidades do país.domjaime_foto_boa.jpg

Nesse momento, um questionário está sendo enviado a todos os presbíteros para que cada um possa responder às questões apresentadas, para que assim seja descrito um perfil do padre brasileiro, inserido nas diferentes realidades mostram a presença da Igreja no território nacional.

Sobre esse assunto, o Arcebispo de Porto Alegre e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, Dom Jaime Splenger, afirmou que as dioceses que vão receber o questionário esperam um retorno em curto prazo.

“As questões são relativamente simples, de fácil compreensão; as opções de respostas visam também facilitar o trabalho a ser realizado por cada presbítero”, explicou.

Conforme Dom Jaime, “após a tabulação dos dados coletados, poder-se-ia avaliar a conveniência ou não de fazermos uma publicação dos mesmos. A Comissão Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, de acordo com a presidência da CNBB, poderá socializar os dados”.

Até o final do mês de junho a Comissão aguarda o retorno das pesquisas respondidas, para então iniciar o trabalho de tabulação das informações.

“Para esse trabalho será conveniente contar com instituição competente. Finalizada essa tarefa, cremos haver à disposição elementos para avaliação e estudos sobre o perfil do presbítero no Brasil. Sobretudo, os Bispos e os próprios presbíteros terão à disposição muitas informações sobre essa parcela particular da comunidade eclesial”, concluiu o Arcebispo de Porto Alegre. (LMI)

 
Comentários