Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Obra de Santa Teresa de Jesus é novidade na Feira do Livro em Bogotá
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 06-05-2015, Gaudium Press) “As Moradas” ou “Castelo Interior”, foi a última obra que escreveu Teresa de Jesus, a religiosa e mística, reformadora da Ordem do Carmelo, que é conhecida como “a santa andariega” pelas múltiplas fundações que realizou em sua natal Espanha. Esta obra, catalogada como um dos cumes da mística cristã, assim como da prosa do Século de Ouro, a começou a escrever a também doutora da Igreja em 1577 quando contava com 62 anos de idade e se encontrava com diversos problemas de saúde. Nela, Teresa faz uma alegoria dos graus da vida espiritual, que começam a partir da ascética à mística, convertendo-se em um guia para o crescimento espiritual.

Obra de Santa Teresa de Jesus é novidade na Feira do Livro em Bogotá 2.jpg

Ainda que tenham passado quase cinco séculos desde que a obra saiu à luz, ela segue sendo atual e está presente nos eventos literários que tem lugar em várias cidades do mundo. Assim ocorreu durante a Feira do Livro em Bogotá com a apresentação de “As Moradas, Caminho em Santidade… Da mão de Santa Teresa, após a do Coração de Jesus”, a transcrição ao espanhol atual da obra da doutora da Igreja.

O livro -uma das novidades da Feira do Livro deste ano- é de autoria da colombiana María Isabel Marroquín, que é empresária e mãe de família. Ela se introduziu não somente no mundo da escritura, mas -como afirma a introdução-, “nas águas profundas da espiritualidade”, quando se aproximou da obra original de Santa Teresa.

Justamente após ler “As Moradas” e aproximar-se da sua grande riqueza espiritual, nasceu em Marroquín o desejo “de que tanta riqueza estivesse mais ao alcance das pessoas na atualidade”. Consulta a seu diretor espiritual, o Padre Mario Ricardo Herrera, M.S.A, que a anima nesta aventura, e começa a escrever o livro sempre tendo em conta “a evolução do idioma no tempo, seus termos, modismos e usos em um lapso de cinco séculos”.Obra de Santa Teresa de Jesus é novidade na Feira do Livro em Bogotá 1.jpg

Uma tarefa que realizou em sete anos, mas, como ela mesma disse, valeu a pena, já que “nos leva da mão de Santa Teresa e depois a do Coração de Jesus. Nos ajuda em cada um dos passos deste caminho; fazendo-nos entender, por exemplo, quando algo é uma tentação ou se alguma situação é uma prova. Mas, o mais importante, é que resgata a maneira de orar de Santa Teresa e a forma de ensinar-lhe a orar às religiosas dos conventos daquela época, maneira que continua vidente no tempo, devido, creio eu, a intemporalidade de Deus”.

A obra foi publicada pela Editora Caminho em Santidade, que faz parte da Associação Privada de Fiéis Leigos Missionários do Amor do Divino Infante de Praga, com presença na Colômbia, e a que faz parte a autora.

O livro, lançado oficialmente no ano passado e disponível nas livrarias do Minuto de Deus e Livraria Verbo Divino na Colômbia, é uma homenagem à “santa andariega” ao comemorar neste ano de 2015 seu V Centenário de nascimento. Também é possível adquiri-lo através do site www.moradascaminoensantidad.com. (GPE/EPC)

 
Comentários