Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja nos EUA dedica mês de maio à Imaculada Conceição
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 06/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Washington – Estados Unidos (Quarta-feira, 06-05-2015, Gaudium Press) Como Mãe de Deus, a Virgem Maria tem uma posição única entre os santos, inclusive, entre as criaturas, já que ainda sendo exaltada, segue sendo uma entre os seres humanos. Com o objetivo de ressaltar o importante lugar que tem Maria como Mãe do Salvador e co-redentora junto a seu Filho Jesus Cristo, a Igreja nos Estados Unidos quis dedicar este mês de maio -mês mariano- à Virgem em sua invocação da Imaculada Conceição, Padroeira dos Estados Unidos.

Igreja nos EUA dedica mês de maio à Imaculada Conceição.jpg

“A piedade popular dedica o mês de maio à Santíssima Virgem Maria. Devoção a Maria que merece especial atenção aqui nos Estados Unidos onde estamos sob o patrocínio da Imaculada Conceição”, recorda a Conferência de Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, por suas siglas em inglês), a partir de sua página web.

Em uma seção especial de seu site, dedicada a Maria, a USCCB, citando a Constituição Dogmática sobre a Igreja ‘Lumen Gentium’, recorda sobre Ela: “Redimida de modo eminente, em previsão dos méritos de seu Filho, e unida a Ele com um vínculo estreito e indissolúvel, está enriquecida com a suma prerrogativa e dignidade de ser a Mãe de Deus Filho, e por isso filha predileta do Pai e sacrário do Espírito Santo; com o dom de uma graça tão extraordinária ultrapassa todas as outras criaturas, celestiais e terrenas. Mas por sua vez está unida, na estirpe de Adão, com todos os homens que necessitam da salvação”.

Diz também que Maria, ao cooperar com Deus e abraçou sua vontade cumpre “um papel crucial no plano de salvação”, e que por esta razão a Igreja, ao longo dos séculos “recorreram à Santíssima Virgem com o fim de aproximar-se mais de Cristo”, por meio de diversas formas de piedade até a Mãe de Deus. “A Igreja a honra como Mãe de Deus, a olha como modelo de perfeito discipulado, e pergunta por suas orações a Deus em nosso nome”, acrescenta a USCCB.

Para promover a aproximação dos fiéis norte-americanos à devoção Mariana, a USCCB dispôs em sua página web uma série de recursos divididos em três temas: Perguntas frequentes sobre Maria, Glossário Mariano e Oração para a Solenidade da Imaculada Conceição.

A Virgem Maria sob o título de Imaculada Conceição é Padroeira dos Estados Unidos desde o século XIX. No ano de 1846, durante o sexto concílio provincial de Baltimore, os Bispos da nação norte-americana pediram que Nossa Senhora Imaculada fosse nomeada padroeira da Igreja Católica do país, decreto que foi confirmado pelo Papa Pio IX em 1847, inclusive alguns anos antes de que fosse proclamado, em 1854, o dogma da Imaculada Conceição.

Mas a devoção a Maria sob o nome de Imaculada nasceu entre os católicos norte-americanos séculos antes de que fosse declarada Padroeira da nação. De acordo com alguns dados históricos os jesuítas franceses que missionaram no território de Lousiana, o qual se estendia pelo rio Mississippi até o Canadá, levaram ao país esta devoção. Conta-se que no ano de 1673 o jesuíta Jacques Marquette, deu por nome ao Mississippi de “Rio da Imaculada Conceição”.

Se diz também que foi o Bispo John Carroll, a cargo da Arquidiocese de Baltimore entre os anos de 1784 e 1815, quem estendeu a devoção mariana pelos Estados Unidos. (GPE/EPC)

 
Comentários