Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Juventude Franciscana realiza evento de formação em Angelina
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 07/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Angelina – Santa Catarina (Quinta-Feira, 07/05/2015, Gaudium Press) Entre os dias 1º, 2 e 3 de maio, na Capela do bairro Betânia, na cidade de Angelina, no Estado de Santa Catarina, ocorreu a Escola de Formação em Ação Evangelizadora (AE) e Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC). O evento reuniu cerca de 30 jovens de Fraternidades da Juventude Franciscana (JUFRA) de toda Região Sul do País e do grupo Juventude Nova Era, de Angelina.

Segundo a assessoria de comunicação da Arquidiocese de Florianópolis, a mesma escola foi realizada também com a JUFRA de outras regiões do Brasil, tais como: Salvador, Fortaleza, São Paulo e Belém. Ao falar sobre as escolas, a subsecretária para a Área Sul da JUFRA do Brasil, Gleice Francisca, destacou que as atividades desenvolvidas nos encontros acompanham e contemplam as atualizações dos documentos e materiais formativos da Juventude Franciscana, entendendo que exigem-se novas reflexões e posturas diferenciadas.

Ainda de acordo com Gleice, todo esse processo de formação será encerrado no 1º Seminário Nacional da JUFRA. O evento será realizado de 4 a 7 de setembro, em Petrópolis, no Rio de Janeiro.

A Juventude Francisca consiste em uma organização católica direcionada para jovens que querem seguir o Evangelho de Jesus, espelhando-se no testemunho de vida e de fé de São Francisco de Assis. Trata-se de uma organização vinculada à Ordem Franciscana Secular, a Terceira Ordem criada por São Francisco, pois a primeira é a dos Frades e a segunda das Clarissas.

Vale destacar que os jovens franciscanos não necessitam viver em mosteiros. Porém, devem, por vocação e escolha, viver normalmente entre outras pessoas, podendo se casar e ter filhos.

São Francisco de Assis

Giovanni di Pietro di Bernardone, mais conhecido como São Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, na Itália, no dia 5 de julho de 1182 e morreu no dia 3 de outubro de 1226. Ele foi um frade católico da Itália. Depois de uma juventude irrequieta e mundana, voltou-se para uma vida religiosa de completa pobreza, fundando a ordem dos Frades Menores, mais conhecidos como Franciscanos.

Com o hábito da pregação itinerante, quando os religiosos de seu tempo costumavam fixar-se em mosteiros, e com sua crença de que o Evangelho devia ser seguido à risca, imitaram a vida de Cristo, desenvolvendo uma profunda identificação com os problemas de seus semelhantes e com a humanidade do próprio Cristo.

Ele se dedicou aos mais pobres dos pobres e amou todas as criaturas chamando-as de irmãos. Alguns estudiosos afirmam que sua visão positiva da natureza e do homem, foi uma das forças primeiras que levaram à formação da filosofia da Renascença.

São Francisco de Assis foi canonizado pela Igreja Católica menos de dois anos após falecer, em 1228, e por seu apreço à natureza é mundialmente conhecido como o santo patrono dos animais e do meio ambiente.

Franciscanos

A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes). Desde o início, porém, houve o ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser franciscanos.

Algum tempo depois, Santo Antônio, professor de Teologia, ingressou na Ordem e passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes. Mais tarde, a Ordem se dividiu em três ramos: Ordem dos Frades Menores (OFM), Capuchinhos (OFMCap) e Conventuais (OFMConv).

 
Comentários