Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispo de Osório: “Ser mãe é uma missão bonita”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Osório – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 08/05/2015, Gaudium Press) Dom Jaime Pedro Kohl, Bispo da Diocese de Osório, no Rio Grande do Sul, escreveu um artigo sobre o mês de maio, em que os católicos dedicam a veneração a Maria, mãe de Jesus e nossa mãe. Ele acrescenta que neste próximo domingo, o segundo do mês, o dedicamos às mães, essas criaturas a quem devemos nossa eterna gratidão por nos terem querido, amado, gestado, dado a luz, cuidado e educado na fé.

Para o Prelado, por mais que façamos, nunca conseguiremos retribuir a tanto bem que nossas mães fizeram por nós, o carinho e amor que sempre nos deram e continuam dando. Ele enfatiza ainda que mais do que coisas que o mercado nos faz querer comprar é a nossa presença que elas desejam e apreciam.

“Essa relação bonita que mantemos com nossa mãe terrena, somos chamados a cultivar com nossa Mãe do Céu. Ela nos foi dada por Jesus quando no momento mais trágico de sua vida vendo-a aos pés da cruz disse: ‘Mãe, eis aí o teu filho’. E depois disse a João: ‘Eis aí a tua mãe’. Portanto, a nós cristãos é tão natural invocá-la que não conseguimos nos imaginar sem essa devoção mariana”, diz.

O Bispo também recorda a Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, ocorrida em abril, em Aparecida. Ele ficou impressionado com a quantidade de peregrinos de todo Brasil que acorrem a este Santuário. Dom Jaime cita que na diocese, em sintonia com sua vocação natural e beleza ecologia privilegiada, possui dois pequenos santuários diocesanos: Nossa Senhora das Lágrimas no Caraá, cuja romaria acontece no último domingo de fevereiro, e Nossa Senhora de Lourdes, em Dom Pedro de Alcântara, que tem sua romaria no último domingo de maio.

Ele salienta que o Santuário de Nossa Senhora de Lurdes, conhecido também como Santuário da Gruta, devido a imagem estar dentro de uma gruta, por sinal muito semelhante a gruta onde a Virgem apareceu a Bernadete na França, é um lugar que vale a pena frequentar como peregrinos e devotos de Maria.

“Ser mãe é uma missão bonita. É lindo ver uma mulher curtindo a gestação de um filho e sua atenção e carinho a meiga criança que gerou no seu ventre. Mas sabemos que essa coisa linda tem seu preço e só o amor de entranhas pode suportar e carregar algumas cruzes quem ao natural acompanham a vida de uma mãe”, avalia.

Conforme o Prelado, isso acontece especialmente quando os filhos gerados com tanto amor não correspondem a esse amor ou pior ainda seguem um caminho totalmente adverso ao elas ensinaram: a triste experiência do crime, da violência, da droga e muitos outros malefícios.

Alguém escreveu: “Uma sociedade sem mães seria uma sociedade desumana, porque as mães sabem testemunhar sempre, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação, a força moral. As mães transmitem muitas vezes, também o sentido mais profundo da prática religiosa; nas primeiras orações e nos primeiros gestos de devoção que uma criança aprende está inscrito o valor da fé na vida de um ser humano. Sem as mães, não somente não haveria novos fiéis, mas a fé perderia boa parte do seu calor simples e profundo. E a Igreja é mãe, com tudo isso, é nossa mãe! Nós não somos órfãos, temos uma mãe! Nossa Senhora a mãe da Igreja e nossa mãe. Não somos órfãos, somos filhos da Igreja, somos filhos de Nossa Senhora e somos filhos das nossas mães”.

Portanto, o Bispo afirma que não somos desamparados, mas cuidados e queridos por ao menos três mães que se apoiam e sustentam umas com as outras, para que nós todos, seus filhos, experimentemos o carinho e o cuidado que Deus nos dá através delas. “Que Maria mãe de Jesus e nossa, nesse mês a ela dedicado, interceda por todas as mães e suas famílias as mais copiosas bênçãos”, suplica.

Por fim, Dom Jaime lembra que se maio é o mês de Maria, junho é o mês do Sagrado Coração de Jesus. De acordo com ele, são dois corações que batem sincronizados e injetam na humanidade um pouco do amor misericordioso de Deus. O Bispo nos convida a abrirmos nosso coração ao amor de Jesus e Maria, aprendendo deles a amar com a sua mesma paixão nossos irmãos e irmãs que encontramos no nosso caminho.

“Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, a ti confiamos o cuidado e a proteção de nossas mães. A todas as mães, nossa gratidão, nossos votos de um dia muito feliz, cheio de alegria e paz juntos com os seus. Doce Coração de Jesus, fazei que vos ame cada vez mais. Doce Coração de Maria, sede nossa salvação”, conclui. (FB)

 
Comentários