Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O Santo Sudário também é venerado na cidade espanhola de Córdoba
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Córdoba – Espanha (Sexta-feira, 08-05-2015, Gaudium Press) O Bispo de Córdoba, na Espanha, Dom Demetrio Fernández, abençoou no dia 04 de maio uma cópia exata do Santo Sudário que se venera na Catedral de São João Batista em Turim. O Sudário é um dos sinais mais reveladores da Paixão de Jesus, uma vez que se acredita que com ele se cobriu o corpo de Jesus após sua morte na Cruz.

O Santo Sudário também é venerado na cidade espanhola de Córdoba.jpg

A reprodução que se encontra agora em Córdoba conta com as mesmas dimensões e revela os sinais da Paixão, tal como a Síndone que se encontra na Catedral turinesa. Ela poderá ser igualmente venerada pelos fiéis cordobeses na igreja do Juramento de São Rafael, graças à intervenção de seu Reitor, Fernando Cruz Conde, grande estudioso do Santo Sudário, que a adquiriu para o templo.

A réplica do Santo linho está situada na capela do Cristo da Universidade, que tem muita relação com a Paixão e Morte de Nosso Senhor e, por conseguinte, com o Santo Sudário, já que ali se encontra a impactante imagem do conhecido “Cristo Sindônico”, obra de Juan Manuel Miñarro, que reflete todos os traços antropométricos do Homem do Sudário, quer dizer todas as feridas da Paixão que aparecem na Síndone.

Córdoba não é a única cidade na Espanha que conta com réplicas muito exatas do Santo Sudário de Turim; 20 delas se encontram na nação europeia, sendo cada uma autênticos objetos de veneração por parte dos fiéis. As mais antigas destas peças datam dos séculos XVI e XVII, como a réplica do Sudário do povo Campillo de Aragón em Zaragoza, que é exibida somente durante a Semana Santa, e em duas celebrações maiores nos meses de agosto e setembro.

Outra centena destas réplicas se encontram em vários países do mundo. Das mais antigas se diz que foram elaboradas na França quando a Síndone pertencia a Casa de Saboya, quando ela foi um dos seus tesouros mais apreciados antes de que iniciasse seu percurso até Turim.

Mas a Espanha goza de um especial interesse pelo testemunho do Sudário; tanto assim que na cidade de Oviedo se venera outra importante relíquia que fala da Paixão de Jesus, que é um dos maiores tesouros da Igreja no país Europeu, e é a tela com a qual se diz que se envolveu a cabeça do Filho de Deus no momento de sua sepultura. Precisamente, em recentes estudos saíram à luz provas que vinculam o Sudário de Oviedo com o Santo Sudário de Turim, com os novos dados oferecidos pela Universidade Católica de Múrcia (UCAM), que encontrou vários indícios físicos da veracidade da origem comum das duas relíquias.

A entrega da cópia do testemunho da Paixão à cidade de Córdoba coincide com a Ostentação extraordinária do Santo Sudário que ocorre desde o passado dia 19 de abril, até o próximo dia 24 de junho, em Turim. Evento de importância para a Igreja, já que contará com a presença do Santo Padre Francisco no dia 21 de junho e tem lugar por ocasião das celebrações do Bicentenário de Nascimento de São João Bosco, santo italiano padroeiro da juventude, que em Turim deu início à Congregação Salesiana. (GPE/EPC)

 
Comentários