Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Canadá dedica Santuário Nacional à Santa Gianna Beretta
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Winnipeg – Canadá (Sexta-feira, 15-05-2015, Gaudium Press) O Dia das Mães, celebrado em vários países no último dia 10 de maio, se uniu no Canadá a um especial acontecimento que destaca a um modelo maternal de heroísmo proposto pela Igreja aos fiéis de todo o mundo: a dedicação do primeiro Santuário Nacional de Santa Gianna Beretta Molla, a virtuosa mãe italiana que ofereceu sua vida para permitir o nascimento de sua filha, Gianna Emanuela. “Escolhemos seu Canadá dedica Santuário Nacional à Santa Gianna Beretta.jpgnome porque era a que mais nos representava como comunidade”, explicou à Fides o Padre Darren Gurr. “Era uma mulher jovem, profissional, uma esposa, uma mãe”.

“Para muitas pessoas, é a primeira vez que podemos dizer acerca de um santo que é ‘alguém como nós'”, comentou um dos fiéis presentes. O testemunho de Santa Gianna Beretta uniu a identidade católica e vida virtuosa de uma esposa e mãe com a difícil prova do padecimento de câncer e o testemunho heroico de ter preferido salvar a vida da menina que esperava, limitando seu tratamento. “Se é necessário decidir entre a minha vida e a da criança, não duvideis; escolhei a sua, Salvai-o, o exijo”, expressou aos médicos.

A enfermidade foi detectada quando a mãe tinha dois meses de gestação e afetava precisamente o útero da mulher. Os médicos prescreveram uma cirurgia imediata, mas Santa Gianna Beretta exigiu que o tumor fosse retirado sem prejudicar a sua filha. A mulher deu a luz satisfatoriamente, mas enfrentou a etapa final de seu padecimento nos seis meses seguintes, dedicada à oração e a entrega à vontade de Deus. Faleceu com a idade de 39 anos, após ter sofrido intensas dores, no dia 28 de abril de 1962. Foi canonizada por São João Paulo II no dia 16 de maio de 2004.

O Santuário Nacional em sua honra foi abençoado e inaugurado pelo Arcebispo de Winnipeg, Dom Richard Gagnon. Durante a cerimônia se revelou a escultura em bronze elaborada pelo artista John Collier. A filha da Santa, Gianna Emanuela, cuja vida foi salva por determinação de limitar o tratamento, esteve presente na celebração. (GPE/EPC)

 
Comentários