Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“A Eucaristia, antídoto diante da indiferença”: mensagem dos Bispos Espanhóis para Corpus Christi
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quarta-feira, 20-05-2015, Gaudium Press) No mês de junho a Igreja comemorará o grande mistério do Corpo e o Sangue de Cristo na solenidade de Corpus Christi. Por ocasião da celebração, a Conferência Episcopal Espanhola (CEE), a partir da Comissão Episcopal de Pastoral Social, apresentou aos fiéis a mensagem “A Eucaristia, antídoto diante da indiferença”, no qual chamam a contemplar o sacramento Eucarístico como o meio eficaz que ajuda a vencer o que o Santo Padre Francisco denominou a “globalização da indiferença”.A Eucaristia, antídoto diante da indiferença.jpg

“Diante desta dolorosa realidade, nós, Bispos da Comissão Episcopal de Pastoral Social convidamos a contemplar, celebrar e adorar a Jesus Cristo no sacramento da Eucaristia como o meio mais eficaz para vencer e superar a indiferença. A Eucaristia tem o poder de transformar o coração dos crentes, fazendo assim possível a passagem da ‘globalização da indiferença’ à ‘globalização da caridade’, impulsionando-nos à vivência da comunhão fraterna e do serviço aos nossos semelhantes”, expõem os prelados.

Através de três pontos, desenvolvidos na mensagem, os Bispos recordam que a Eucaristia é “sacramento de comunhão com Deus e os irmãos”, “sacramento que nos compromete com os irmãos”, e nos leva a transformar-nos em Cristo para globalizar a misericórdia.

Sobre o primeiro aspecto, tomando palavras de São Leão Magno, assinalam: “‘Nossa participação no corpo e no sangue de Cristo, só tende a converter-nos naquilo que recebemos’: corpo de Cristo entregue e sangue derramado para a vida do mundo”, pelo qual “desde a comunhão com Cristo chegamos a ser servos de Deus e dos homens”.

Neste sentido, fazendo eco a Bento XVI, os Bispos espanhóis dizem que a Eucaristia constitui “‘uma espécie de antídoto’ diante do individualismo e da indiferença, e nos impulsiona a lavar os pés dos irmãos”.

Em relação com o segundo ponto, os prelados dizem que “da Eucaristia derivam o sentido profundo de nosso serviço e a responsabilidade na construção de uma Igreja fraterna e esperançada, assim como de uma sociedade solidária e justa”.

“Esta sociedade não se constrói nem se impõem a partir de fora, mas a partir do sentido de responsabilidade de alguns até os outros. Como membros do Corpo de Cristo descobrimos que o gesto de compartilhar e a vivência do amor é o caminho mais adequado para superar a indiferença e globalizar a solidariedade”, prosseguem.

Desta maneira, os Bispos Espanhóis exortam aos fiéis a “mostrar nossa especial proximidade e afeto aos que clamam e esperam de nós uma maior solidariedade”, e a não ser indiferentes diante da morte violenta dos cristãos, diante daqueles que seguem sem acesso ao trabalho, diante daqueles que não contam com uma casa, diante da pobreza e da fome, etc.

E chamam a somar-se à campanha que Cáritas Espanhola propõem para este ano de 2015: “Neste mesmo sentido, a campanha da Cáritas nos apresenta este ano uma pergunta muito direta e concreta: ‘Que fazes com teu irmão?’ A esta pergunta, não podemos responder como Caim: ‘Sou eu por acaso o guardião de meu irmão?’ (Gn 4,9). Hoje e sempre estamos chamados a perguntar-nos onde está o irmão que sofre e necessita nossa presença próxima e nossa ajuda solidária”.

Finalmente, apelam para que se rompa o círculo que a isola, leva ao individualismo e a indiferença: “A chave para sair da indiferença está em entregar-se aos demais como o faz Jesus. Ele segue partindo seu Corpo e derramando seu Sangue na Eucaristia para que ninguém passe fome nem tenha sede”. (GPE/EPC)

 
Comentários