Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro recolhe os pensamentos de fundadores de ordens religiosas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 20-05-2015, Gaudium Press) Rendendo uma homenagem àqueles Santos que foram pioneiros em seu tempo e que se deram a tarefa, por impulso Divino, de fundar ordens religiosas, recentemente foi apresentado na Itália o livro “Domande e Provocazioni – Interviste impossibili a fondatori e pionieri della vita consacrata” (“Perguntas e provocações – Entrevistas impossíveis com os santos fundadores da vida consagrada”), de autoria de Laura De Luca e do Padre Vito Livro recolhe os pensamentos de fundadores de ordens religiosas 1.jpgMagno, publicado pela Librería Editrice Vaticana.

A obra recolhe 20 entrevistas inventadas que foram realizadas pela Rádio Vaticano aos santos fundadores através da série “Frente a frente improvável”, mais uma entrevista real que realizada pelo Padre Magno à Beata Madre Teresa de Calcutá em julho de 1997. Todas elas desenvolvidas sob o gênero do radioteatro, incluindo informação real dos santos e parte de ficção.

“Prestigiosos autores foram confrontados com os personagens do passado, imaginando as perguntas sobre sua vida e sobre suas ideias (…) A atenção dos autores foi a de atualizar a proposta de vida e de Fé de seus grandes interlocutores, com o rigor da fonte (incluindo citações autênticas) e na fidelidade histórica ao espírito do tempo de cada um deles”, explica o Padre Federico Lombardi, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, na introdução do livro.

Um dos propósitos desta obra é o de render uma homenagem à Vida Consagrada, por ocasião do Ano dedicado a ela, que convocou o Papa Francisco para este 2015, e para demonstrar que os ensinamentos, testemunhos e legado dos Santos ainda tem atualidade. Sobre isso se referiu o Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica: “Perguntar e buscar repostas faz parte da natureza do homem. Os autores deste livro propõem a grandes consagrados da história da Igreja instâncias de nosso tempo, imaginando as respostas que eles poderiam dar, coerentemente com seu carisma e com seu compromisso no serviço de Deus e dos homens. As obras de 21 consagrados que tomaram a palavra através da fantasia de seus entrevistadores refletem as necessidades e sensibilidade de suas respeLivro recolhe os pensamentos de fundadores de ordens religiosas 2.jpgctivas épocas, e são tão importantes e eficazes para resistir os séculos e alcançar-nos em seu frescor”.

Entre os santos entrevistados se encontram Santo Agostinho, Bento de Núrsia, Bruno de Colonia, Idelgarda de Bingen, São Francisco de Assis, Santo Antônio de Pádua, Inês de Praga, Joana d’Arc, Santo Inácio de Loyola, Santa Teresa de Ávila, São João Bosco, Bernardete de Soubirous, Francisca Saverio Cabrini, São Luis Orione, Edith Stein, e Teresa de Calcutá, além de outros.

“Está claro que fazer falar a estes personagens é como dizer a todos: ‘Estai atentos estas são as pessoas que conquistaram, estas são as vidas realizadas. Por isso é interessante entrevistá-los”, disse sobre o livro o Cardeal Angelo Comastri, Vigário do Papa para a Cidade do Vaticano.

O livro foi apresentado no dia 29 de abril durante um encontro com meios de comunicação celebrado na Sala Marconi da Rádio Vaticano. (GPE/EPC)

 
Comentários