Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Rivera apresenta o livro “A Catedral do México”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Quarta-feira, 20-05-2015, Gaudium Press) “A Catedral do México” é o título de um novo livro que foi apresentado recentemente na capital mexicana. Trata-se de uma publicação da Fundação BBVA Bancomer que reúne textos de 25 especialistas, que recolhem a história do templo insigne da Cidade do México a partir do século XVI até os nossos dias, e a partir da perspectiva política, social, cultural e artística do monumento capitalino.

Cardeal Rivera apresenta o livro _A Catedral do México_ 2.jpg

De acordo com o Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo Primaz do México, que foi o responsável por apresentar a obra, o livro marca “o Amor do Crucificado para com a sua Igreja e é o lugar onde o Mestre na Fé com sua cátedra deve guiar aos discípulos de Jesus; em o altar não se pode conceber um templo desta natureza”.

Por sua vez para Luis Robles Miaja, Presidente do Conselho de Administração de BBVA Bancomer, que também participou da apresentação do documento, o livro é sem dúvida “uma obra que retoma a tradição de outras que em seu tempo iluminaram aos mexicanos sobre a importância histórica, artística e simbólica da Catedral e se converte em um dos mais completos documentos de crônica e testemunho dos últimos 60 anos por parte de especialistas que velaram pela sua conservação”.

Entretanto, Rafael Tovar, Presidente do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes, disse que o livro seguramente “servirá como texto de referência durante os próximos 50 anos, pelo seu conteúdo atualizado até o século XX”.

Durante a apresentação do livro, que ocorreu na Catedral Metropolitana, se desenvolveram várias conferências, como a que ofereceu Dom Armando Ruiz Castellano, especialista em Arte Sacra, que se aprofundou na história da Catedral, as intervenções que nela se efetuaram e a restauração dos órgãos gêmeos que nela se resguardam e que são os únicos na Iberoamérica. Também abordou a riqueza arquitetônica e artística da Catedral que, como todo templo sagrado, “estão projetadas por Deus e reveladas para o homem”.Cardeal Rivera apresenta o livro _A Catedral do México_ 1.jpg

Outro dos palestrantes foi o arquitecto Javier Cortés Rocha, que se referiu à importância da conservação do templo, o qual é referente da identidade da capital mexicana.

Precisamente a Catedral Metropolitana tem suas origens após a conquista de Hernán Cortés que mandou construir uma igreja na antiga cidade de Tenochitlán, que posteriormente foi elevada a Catedral mediante a bula promulgada pelo Papa Clemente VII no dia 09 de setembro de 1534. Mais adiante, no ano 1552, Felipe II ordena derrubar a igreja e construir um novo e monumental templo cujos trabalhos iniciaram em 1571 e terminaram em 1813. Justamente no final de 2013, a Arquidiocese do México celebrou o jubileu dos 200 anos da conclusão dos trabalhos da Catedral.

O livro, que consta de 508 páginas, reúne todos estes dados históricos, mais outros. Conta com o prefácio do Cardeal Rivera e vários textos inéditos do historiador Guillermo Tovar de Teresa. O prólogo esteve a cargo do poeta e escritor mexicano Vicente Quirarte, e o epílogo do também escritor René Avilés Fabila.

Também conta com 500 páginas ilustradas com fotografias em cores, outras inéditas e também por imagens de pinturas e gravuras, que são parte dos tesouros artísticos da Catedral. (GPE/EPC)

 
Comentários