Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Seminário Arquidiocesano fortalece Pastoral da Saúde em Passo Fundo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Passo Fundo – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 21/05/2015, Gaudium Press) No último dia 16 de maio, a Arquidiocese de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, e a Itepa Faculdades, promoveram o II Seminário Arquidiocesano da Pastoral da Saúde. Com a participação de cerca de 100 pessoas, o evento teve como objetivo fortalecer ainda mais a pastoral e refletir sobre a realidade de Passo Fundo nessa área.

Além disso, segundo a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo, o seminário buscou analisar e refletir sobre os problemas atuais da saúde e os serviços da Pastoral da Saúde. Com o intuito de facilitar o aprofundamento dos temas propostos, o evento contemplou dois painéis: “Cuidar da vida: desafios atuais” e “Espiritualidade e saúde”, que contaram com a contribuição de vários assessores.

Durante o evento ocorreu uma exposição do Programa de Saúde Pública da prefeitura local. O primeiro painel abordou o contexto vivido pelo município nessa área, especialmente em relação aos idosos, crianças e adolescentes. Em seguida, foi apresentada a realidade da saúde na cidade e ressaltada a mudança de conceitos que ocorreu nos últimos anos.

Além disso, aconteceu uma exposição sobre a nova fase vivida pelos idosos, salientando as dificuldades nesta etapa e os desafios da saúde. Ainda de acordo com dados da Assessoria de Comunicação, 69% das pessoas idosas apresentam ao menos uma doença e muitas são consequências de estilos de vida e hábitos pouco saudáveis, como tabagismo, consumo exagerado de álcool, dieta inadequada, inatividade física e outros.

Por sua vez, o Assessor Nacional da Pastoral da Aids, Frei Luiz Carlos Lunardi, destacou que a contaminação pelo vírus do HIV é outra realidade assustadora na área da saúde. Ele explicou que 8 mil pessoas são infectadas por dia e 5 mil morrem em virtude da doença. Lunardi alertou também sobre os sintomas da doença, as formas de transmissão e a necessidade de vencer uma série de preconceitos.

No turno da tarde, a atividade ofereceu aos participantes uma reflexão sobre a relação entre espiritualidade e saúde. Neste momento, foi relatada a realidade da violência contra a infância e juventude, além de abusos e agressões contra as mulheres. O evento seguiu com uma explanação sobre a saúde e a espiritualidade da mulher e o cuidado com a vida a partir da espiritualidade. (FB – com informações da Arquidiocese de Passo Fundo)

 
Comentários