Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos Salesianos iniciam em Turim celebrações a Maria Auxiliadora
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Bispos Salesianos iniciam em Turim celebrações a Maria Auxiliadora 1.jpg

Turim – Itália (Sexta-feira, 22-05-2015, Gaudium Press) Neste ano de 2015 a solenidade de Maria Auxiliadora, cuja devoção foi promovida amplamente por São João Bosco, tem uma relevância especial por ocasião do Bicentenário do Nascimento do Santo Fundador da Família Salesiana. E em Turim, Itália, onde Dom Bosco edificou a Basílica em sua honra, se celebrará outro importante acontecimento: o Encontro dos Bispos Salesianos.

O evento iniciado na tarde da quinta-feira, 21, com a celebração das Vésperas, a saudação do Reitor Mor dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, e uma jornada de oração mariana que ocorreu na Basílica de Maria Auxiliadora.

Bispos Salesianos iniciam em Turim celebrações a Maria Auxiliadora 2.jpg

A sexta-feira, 22, transcorreu com a concelebração Eucarística na Catedral de Turim, presidida pelo Arcebispo da cidade, Dom Cesare Nosiglia. Após a Santa Missa, os prelados salesianos tiveram a ocasião de venerar o Santo Sudário por ocasião da ostentação extraordinária que se desenvolverá na cidade até o próximo dia 24 de junho. Depois da Missa e da visita do Santo Sudário, os Bispos participaram da meditação que ofereceu o postulador das causas dos Santos da Congregação Salesiana, Dom Pierluigi Cameroni, que refletiu sobre “A santidade do Bispo salesiano”.

O segundo dia do encontro continua com as palestras: “Testemunho da radicalidade evangélica”, “Promoção da vida consagrada na Diocese” e “Experiência sobre a promoção da vida consagrada na Igreja particular”. E culminará às 21h com o concerto da Capela Sixtina Vaticana em homenagem a Maria Auxiliadora.

Bispos Salesianos iniciam em Turim celebrações a Maria Auxiliadora 3.jpg

Para o sábado, 23, pela manhã os Bispos salesianos aprofundarão no conhecimento e amor a Dom Bosco, para isso se dirigirão na parte da manhã ao Monte Dom Bosco onde às 11h30 concelebrarão a Eucaristia na Basílica do Santo. A Santa Missa será presidida pelo Arcebispo de Yangon em Myanmar, Cardeal Charles Bo. Já para a noite, às 21h, os prelados irão novamente à Basílica de Maria Auxiliadora para participar da Vigília em honra à Padroeira dos salesianos, assim como a Missa que presidirá o Cardeal Daniel Sturla, Arcebispo de Montevidéu, Uruguai, às 24h.

O Domingo, 24, será a solenidade de Pentecostes de Maria Auxiliadora. Os prelados, após a oração das Laudes, participarão da Lectio Divina “O Espírito Santo e Maria na Igreja”, meditação que oferecerá Dom Enrico del Covolo. Às 11h será a concelebração Eucarística que presidirá o Arcebispo de Turim; às 16h, as Vésperas Solenes e às 18h, a Bispos Salesianos iniciam em Turim celebrações a Maria Auxiliadora 4.jpgSanta Missa presidida pelo Reitor Mor dos Salesianos. A homenagem mariana será concluída às 20h30 com a procissão da venerada imagem de Maria Auxiliadora.

O encontro dos Bispos Salesianos será encerrado com uma Santa Missa na Basílica de Maria Auxiliadora e a palestra “A Vida da Igreja Hoje”, na próxima segunda-feira, 25 de maio.

Estes encontros com os prelados salesianos ocorrem a cada cinco anos. A última experiência ocorreu por ocasião do 150º aniversário da Fundação da Congregação, ocasião na qual os Bispos também tiveram a oportunidade de venerar o Santo Sudário na ostentação extraordinária de 2010.

Os salesianos criados Bispos até hoje são 256, inclusive o mesmo Dom Bosco presenciou a ordenação episcopal do primeiro salesiano, Giovanni Cagliero. No encontro desta semana participam quase 90 prelados, entre Cardeais, Arcebispos e Bispos Salesianos, que estão ativos em várias Dioceses ao redor do mundo. (GPE/EPC)

 
Comentários