Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Caminhos do Norte a Santiago de Compostela podem se tornar Patrimônio Mundial
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Compostela – Espanha (Segunda-feira, 25-05-2015, Gaudium Press) O Caminho de Santiago foi por séculos epicentro de peregrinações, não em vão o Imperador Carlos V, há cinco séculos, o chamou “A Avenida da Europa”. Este histórico percurso até a tumba do Apóstolo Santiago, especialmente os Caminhos do Norte da Espanha, poderia ser logo declarado Patrimônio Mundial.

Caminhos do Norte a Santiago de Compostela podem se tornar Patrimônio Mundial 1.jpg

Assim o fez saber o Conselho Internacional de Monumentos e Lugares (ICOMNOS), associação unida à Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO), que através de um relatório favorável para a candidatura dos Caminhos do Norte para que sejam declarados Patrimônio Mundial. Só falta o Comitê de Patrimônio Mundial tomar uma decisão definitiva que muito provavelmente dará em sua próxima reunião anual que ocorrerá em Bonn, Alemanha, em julho.

Se tratam de quase 1.500 quilômetros de percurso que compreendem os Caminhos do Norte; quer dizer o Primitivo, que vai de Oviedo a Santiago pelo interior e consta de 311 quilômetros; o da costa, que reúne 936 quilômetros; o de León, que vai desta cidade até Oviedo com 196 quilômetros; e o de Lebaniego que completa os 55 quilômetros.

Segundo expressaram vários especialistas, com a declaração se lhe daria reconhecimento à história inicial do Caminho de Santiago, posto que, segundo a tradição, a rota que parte de Oviedo até Compostela, foi o primeiro dos caminhos que percorreu o rei Alfonso II após encontrar-se o túmulo do Apóstolo Santiago.

“A declaração dos Caminhos do Norte como Patrimônio Mundial saldaria uma dúvida com a história primitiva da rota de Santiago, intimamente vinculada à peregrinação do rei asturiano Alfonso II o Casto no século IX (…) Os Caminhos do Norte completam as rotas já existentes e são eixos culturais e monumentais com o mesmo nível e importância histórica e patrimonial que as rotas de peregrinação já somadas à Lista do Patrimônio Mundial”, acrescenta Begoña Panea, responsável de Whereisasturias.com, citada pela agencia Zenit.Caminhos do Norte a Santiago de Compostela podem se tornar Patrimônio Mundial 2.jpg

Estas não são as únicas rotas do Caminho de Santiago que contam com um reconhecimento. Em 1993 e 1998 o Caminho de Santiago Francês e as rotas francesas do Caminho foram declarados pela UNESCO Patrimônio da Humanidade. Também todas suas rotas receberam o reconhecimento, por parte do Conselho da Europa, como Primeiro Itinerário Cultural Europeu.

O Caminho de Santiago é, da mesma forma que Roma e Jerusalém, um dos principais destinos de peregrinação da Cristandade, que ganhou grande importância quando os cristãos europeus vêem ameaçada sua Fé pelo avanço do Islã e encontram no recém-encontrado sepulcro do Apóstolo Santiago, o Maior, um epicentro de peregrinação para conservar sua Fé.

Com o passar do tempo, e devido a importância do lugar, foram sendo criadas rotas congregadas todas em Santiago de Compostela. Dali nasce o Caminho Francês, os Caminhos do Norte, do Centro, do Leste, da Galícia, do Sul, os franceses e portugueses. (GPE/EPC)

 
Comentários