Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Em Salvador, Matriz de Nossa Senhora de Brotas passará por restauração
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Segunda-feira, 25-05-2015, Gaudium Press) A Igreja Matriz de Nossa Senhora de Brotas, em Salvador, na Bahia, tombada como Patrimônio da Bahia desde 2009, vivenciou recentemente um episódio lamentável. No último dia 17 de maio, o forro da comunidade acabou desabando. Entretanto, os reparos estão sendo feitos desde o último dia 22, conforme anunciado anteriormente pela assessoria de comunicação do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC).

arquitetura-bahia.jpg

O local que já recebeu as visitas de técnicos estaduais terá de passar por mais reformas emergenciais, segundo o presidente da comissão instituída na paróquia para acompanhar a reforma, Paulo Henrique Sinoni. “Foi o forro que desabou. Houve o deslocamento de três tábuas, sendo que duas caíram. O IPAC vai ter que retirar tábua por tábua para fazer o reparo”, disse.

O diretor do IPAC, João Carlos de Oliveira, em texto divulgado pela assessoria de comunicação do órgão, afirmou que ao longo do encontro no final de março deste ano com o Arcebispo de Salvador e Primaz, Dom Murilo Krieger, já estavam sendo planejados planos de prevenção à paróquia. “Os procedimentos de conservação preventiva unirão a expertise técnica do IPAC e os recursos públicos e privados obtidos pela Igreja”, lembrou.

Conforme os dados do IPAC, “no Inventário de Proteção do Acervo Cultural da Bahia não há informações sobre a data de fundação da Igreja de Brotas”, uma vez que oela tradição oral, a comunidade seria de 1714, sendo que em 1718 foi criada a freguesia de Nossa Senhora de Brotas.

Vale ressaltar que o ano de 1772 está gravado no arco central da entrada do templo, que se refere a uma reforma, e que em 1823 foi relatada a ocupação da igreja por tropas da independência da Bahia, que posteriormente acabou sendo transformada em quartel, sendo as imagens transferidas para a Matriz de Nazaré. (LMI)

 
Comentários