Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cruzes destruídas, igrejas saqueadas: o rastro que deixam os jihadistas que se retiram das aldeias, no rio Khabur
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Hassakè – Síria (Quarta-feira, 27-05-2015, Gaudium Press) – As milícias jihadistas do Estado Islâmico (EI) retiram-se das aldeias situadas ao longo no rio Khabur, na província de Jazira, no nordeste.

A região havia sido ocupada no último dia 23 de fevereiro. Essa invasão levou a uma fuga em massa da população composta em sua maioria de cristãos assírios.

Fontes locais confirmam que a retirada dos milicianos do EI foi provocada por causa do incremento dos ataques aéreos realizados contra as posições jihadistas pelas forças da coalizão dirigida pelos EUA em incursões de apoio ao ataque terrestre que vem sendo realizado pelas milícias curdas em apoio à população das regiões invadidas.

As formações militares curdas e assírias que entraram nas aldeias abandonadas informam que encontraram igrejas devastadas, casas saqueadas, cruzes retiradas dos lugares de culto cristãos e slogan anticristãos pintados nos muros.

Segundo informam à Agência Ara News, uma parte das famílias assírias que haviam encontrado refúgio em Hassakè já retornou às aldeias de Tel Tamar.

Ali, o sino da Igreja assíria foi recolocado e seus toques anunciaram a primeira missa celebrada depois do exílio forçado.

Enquanto isso, permanece a incerteza sobre a sorte dos mais de 230 cristãos que os milicianos do EI tomaram como reféns quando atacaram o vale de Khabur. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações FIDES

 
Comentários