Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Denver, EUA, restaura ordem dos Sacramentos da iniciação cristã
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Denver – Estados Unidos (Quarta-feira, 27-05-2015, Gaudium Press) “O mundo necessita de Santos”, afirmou o Arcebispo de Denver, Estados Unidos, Dom Samuel Aquila, como justificativa a sua recente decisão de restaurar a ordem original dos sacramentos de iniciação cristã de forma que após receber o Sacramento do Batismo, os fiéis recebam a Confirmação antes de receber pela primeira vez a Eucaristia. O propósito do prelado é tornar mais acessível a Graça de Deus aos mais jovens.

Arquidiocese de Denver, EUA, restaura ordem dos Sacramentos da iniciação cristã.jpg

“Inclusive quando nossa sociedade se faz mais distante da Fé e mais esquecida de Deus, entretanto ainda tem fome de testemunhas alegres que tenham sido transformadas por Cristo. Ao mesmo tempo, novas gerações de católicos necessitam graça para sustentar-se em um ambiente não cristão”, explicou o prelado em uma Carta Pastoral sobre a decisão, intitulada “Santos entre nós”. “Para responder a estas necessidades, decidiu restaurar os Sacramentos de iniciação cristã a sua ordem original, a qual é o Batismo, Confirmação e Eucaristia. Isto fará disponível cada graça sacramental que a Igreja possa oferecer às crianças que chegaram ao uso da razão”.

Esta razão sobrenatural impulsiona o Arcebispo a motivar um acesso mais cedo aos Sacramentos, tal como o fez o Papa São Pio X quando diminuiu o requisito de idade para receber a Eucaristia. No entanto, como o Sacramento da Confirmação não foi afetado pela medida do Pontífice, a ordem se inverteu para estes dois Sacramentos de iniciação cristã deste modo, os novos tempos requerem novamente um maior acesso à graça sacramental.

Uma decisão dentro da disciplina da Igreja

A decisão do Arcebispo poderia parecer unilateral, ao não corresponder com a prática habitual em muitos lugares, diante do qual a Arquidiocese de Denver recordou que a iniciativa se inspira em documentos da Igreja (A lei canônica fixa o requisito de idade da Confirmação no uso da razão) e na recomendação expressa do hoje Papa emérito Bento XVI, que comentou pessoalmente a Dom Aquila em 2012 com respeito a mudança: “eu sempre desejei isto”.

Os efeitos que se espera obter com a restauração da ordem dos Sacramentos incluem recordar o caráter de Sacramento cume da vida cristã a Eucaristia, prover uma maior valentia e assistência divina às crianças e jovens em um ambiente cultural hostil e facilitar o trabalho de formação na Fé dos pais de família ao localizar a catequese para a Confirmação em uma idade na qual os filhos estão muito mais abertos para receber a instrução e participação de seus pais.

A forma prática como se aplicará a decisão na Arquidiocese de Denver é, por exemplo, mudando os anos escolares comumente associados à preparação para os Sacramentos nas escolas católicas. A partir da festa de Pentecostes do presente ano, os alunos do segundo grau receberão a catequese para preparar-se para o Sacramento da Penitência e em terceiro grau se prepararão para receber a Confirmação e a Eucaristia em uma mesma celebração, que será presidida pelo Arcebispo ou outro Bispo ou sacerdote designado para tal fim. (GPE/EPC)

 
Comentários