Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha celebrará jornada para orar pelas congregações de vida contemplativa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Quinta-feira, 28-05-2015, Gaudium Press) No próximo domingo, 31, solenidade da Santíssima Trindade, a Igreja celebra a Jornada Pro Orantibus dedicada à oração pelos consagrados e consagradas de vida contemplativa. O evento será celebrado este ano na Espanha com o tema “Só Deus Basta”, em união com as comemorações pelo Ano da Vida Consagrada e, de modo especial, pelo Jubileu Teresiano que tem lugar este ano de 2015 pelo V Centenário de nascimento de Santa Teresa de Jesus.

Espanha celebrará jornada para orar pelas congregações de vida contemplativa 1.jpg

Dom Vicente Jiménez Zamora, Arcebispo de Zaragoza e Presidente da Comissão Episcopal para a Vida Consagrada, em uma mensagem dirigida aos fiéis assinalou que o lema da jornada, inspirado em um poema da santa reformadora do Carmelo, “é o resumo essencial das pessoas contemplativas”, já que “enquanto peregrinamos por este mundo entre luzes e sombras, as pessoas contemplativas nos recordam que também hoje Deus é o único necessário, que temos que buscar primeiro o Reino de Deus, que a vida nova no Espírito prenuncia a consumação dos bens invisíveis e futuros”.

Por isso, como prossegue o prelado, a jornada é ocasião para dar graças a Deus e expressar “reconhecimento, estima e gratidão pelo que representam, e pelo rico patrimônio espiritual de seus Institutos na Igreja”.

Algo similar foi dito pelo Bispo de Tarazona, Dom Eusebio Hernández Sola, O.A.R., em sua recente carta pastoral dedicada justamente à jornada: “Os contemplativos querem dar vida à expressão de Santa Teresa, com uma existência totalmente dedicada a Deus e ao bem da Igreja. Eles souberam responder ao chamado de Deus e com sua vida completamente dedicada ao Senhor descobriram nEle, que só Deus preenche as aspirações mais profundas do ser humano e desta forma cumula a vida inteira, algo que ninguém nem nada neste mundo pode fazer. Suas vidas são um testemunho vivo do que nos diz a Santa Andariega e Fundadora, só Deus basta”.Espanha celebrará jornada para orar pelas congregações de vida contemplativa 2.jpg

Também convidou aos fiéis a orar para que existam mais vocações de vida contemplativa dentro da Igreja: “Que necessário é que peçamos ao Senhor, que essas lâmpadas acesas que são nossos mosteiros sejam abençoados pelo Senhor com novas vocações! Os mosteiros em uma Diocese são uma grande riqueza espiritual que a partir do silêncio e a entrega tanto nos oferecem”.

Por sua vez, para Dom Ginés García Beltrán, Bispo de Guadix, que também falou sobre a jornada em sua última carta pastoral, “os contemplativos na Igreja nos recordam que Deus é o primeiro”, e que “tudo na vida tem e necessita seu fundamento (…) O fundamento da vida de um crente é a convicção certa de que Deus o ama, que seu amor é o primeiro”. Neste sentido, “a vida contemplativa é uma vocação ao amor primeiro; é escolher o fundamento e viver dele e para ele; não é uma fuga do mundo mas uma entrega ao que de verdade importa, a Deus”.

Durante esta jornada, além de orar pelos consagrados à vida contemplativa, também se busca dar a conhecer esse modo específico de vocação, dom para o mundo, assim como motivar diversas iniciativas pastorais encaminhadas à vida de oração e a dimensão contemplativa das Igrejas particulares. Como já o recordou em sua carta pastoral Dom Eusebio Hernández Sola: “a vida monástica é um convite para descobrir que todo batizado deve ser também um contemplativo em meio do mundo”. (GPE/EPC)

 
Comentários