Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Reitores de Seminários refletem sobre a dimensão espiritual na formação sacerdotal na Colômbia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Medellín – Colômbia (Quinta-feira, 28-05-2015, Gaudium Press) Com o objetivo de refletir sobre os detalhes que guiarão a formação espiritual daqueles que se preparam para o ministério sacerdotal, recentemente o Departamento de Ministérios Ordenados da Conferência Episcopal da Colômbia (CEC) realizou em Medellín o Encontro Nacional de Reitores de Seminários Maiores e Diocesanos. “A dimensão espiritual na formação sacerdotal” foi o tema do encontro.

Reitores de Seminários refletem sobre a dimensão espiritual na formação sacerdotal na Colômbia.jpg

O Padre Juan Álvaro Zapata, diretor do Departamento de Ministérios Ordenados, em entrevista com o Departamento de Comunicações do Episcopado Colombiano, se referiu sobre as conclusões do evento. “Neste encontro se terá a oportunidade de refletir sobre o que deveria ser o mínimo da formação espiritual daqueles que estão se preparando para o ministério sacerdotal”, comentou.

Entre os aspectos abordados, segundo explicou o sacerdote, se definiram três eixos de estruturação para elaborar o acompanhamento e favorecer a experiência do encontro com Jesus, assim como a configuração de Jesus Cristo Bom Pastor de cada um dos jovens que se preparam para o ministério sacerdotal. Ditos eixos são “a caridade, a esperança e a fé, segundo o modo de Jesus e de Maria”.

Além disso, durante o encontro se apresentaram vários pilares que permitirão estruturar os processos de acompanhamento e formação presentes nos seminários; entre eles -como mencionou o Padre Zapata- “favorecer um encontro com Cristo”, quer dizer, “que realmente haja uma experiência de vida com o Senhor através do anúncio do kerigma, através do reconhecimento mesmo da pessoa e de sua condição humana, de seus valores, de suas debilidades, do deixar-se ajudar, do deixar-se acompanhar”, assim como a abertura que o futuro sacerdote deve ter à proposta de Jesus Cristo e do encontro com o outro, e “favorecer os espaços propícios de oração pessoal, de oração comunitária, na liturgia, na vivência com a comunidade”.

Outros dos pilares são a conversão, por meio da qual se busca “um caminho processual dos jovens, do reconhecimento do que devem mudar, do que devem melhorar, para sanar-se interiormente e favorecer esta configuração com Cristo”; e o do discipulado buscando “favorecer um caminho de Fé, onde haja uma identificação com o Senhor, e onde se acrescente esse entregar toda a vida ao serviço de Cristo, o serviço do Evangelho a favor da Igreja”.

Adicionalmente, deve buscar-se a comunhão, “que exista uma experiência de vida com Cristo, onde se viva a Fé, e se favoreça a experiência da sacramentalidade”, e trabalhar a missão vivendo “uma experiência de saída como a figura do Êxodo, que se sai em busca do cumprimento da vontade do Senhor, mas também buscar aos irmãos e levá-los o Evangelho”.

De acordo com o Padre Zapata estes pilares se manifestarão em todas as dimensões da formação nos seminários: “Na dimensão humana esta experiência como transforma a pessoa como tal; na dimensão acadêmica como se projeta (…); na dimensão pastoral, na tarefa de sair, de levar o Evangelho, na tarefa de ser testemunhas; e, obviamente, na dimensão espiritual na qualidade no encontro com Cristo, nas experiências fundantes com Jesus Cristo, que realmente impregnem as pessoas”. (GPE/EPC)

 
Comentários