Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diocese mexicana celebrará Corpus Christi recordando aos Meninos Mártires Tlaxcaltecas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/05/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Tlaxcala – México (Sexta-feira, 29-05-2015, Gaudium Press) Este ano a Diocese de Tlaxcala no México se encontra em festa. Isto graças ao V Centenário do Nascimento dos Meninos Mártires Tlaxcaltecas, Cristóbal, Antonio e Juan, os primeiros leigos católicos americanos martirizados em território mexicano por causa da Fé.Diocese mexicana celebrará Corpus Christi recordando aos Meninos Mártires Tlaxcaltecas.jpg

Como parte desta celebração, no próximo dia 03 de junho, ocorrerá na Diocese mexicana a solenidade de Corpus Christi, a qual estará dedicada às Crianças Mártires, assim como ao Ano da Vida Consagrada -convocado pelo Papa Francisco- e ao próximo Sínodo da Família.

“Nesta grande Festa do Corpo e Sangue de Cristo, faremos um compromisso Diocesano e uma projeção à sociedade: ‘impulsionaremos as Capelas de Adoração Perpétua já existentes em algumas paróquias e promoveremos outras’, e ‘Fortalecidos com a Eucaristia, compartilharemos nosso pão com os mais pobres'”, é a intenção da Diocese mexicana com a solenidade, segundo destacou a jurisdição eclesial em nota de imprensa.

“Disponhamo-nos a participar desta homenagem pública de Fé e amor a Jesus Sacramentado, expressando que a Diocese de Tlaxcala é um povo eminentemente Eucarístico. Esta experiência nos disporá a viver, o dia seguinte, o Corpus Christi em cada paróquia”, prossegue a jurisdição ao convidar os fiéis a somar-se à comemoração.

A festa em torno do Corpo e Sangue de Cristo, que levará por tema “Eu sou o Pão da Vida”, começará às 15h no átrio da Catedral, seguirá às 15h30 com um momento de animação, louvor e Adoração ao Santíssimo Sacramento. Após isso, às 16h45, começará a procissão com o Santíssimo, que culminará no Centro de Convenções. Posteriormente, às 18h30 da tarde, haverá um momento de Adoração, e às 19h, ocorrerá a solene concelebração Eucarística.

As três crianças mártires: primícias da Evangelização do Novo Mundo

Cristóbal, Antonio e Juan, os três meninos mártires de Tlaxcaltecas também são conhecidos como as primícias da Evangelização do Novo Mundo e os Protomártires da Nova Espanha. Sua história de martírio está estreitamente ligada aos primeiros tempos da Evangelização da América, sendo dos primeiros meninos indígenas evangelizados pelos frades franciscanos e dominicanos após a conquista e os primeiros leigos católicos martirizados por causa de sua Fé em território mexicano.

Cristóbal foi o primeiro a receber o martírio. Ele era o filho mais velho do cacique Acxotécatl e de sua primeira esposa Tlapaxilotzin. Junto com seus meio irmãos foi enviado aos missionários franciscanos onde se aproximou da doutrina cristã e se converteu recebendo o Batismo. Com o tempo o jovem começou a pregar ao seu pai, que praticava o culto aos antigos ídolos e se embriagava com frequência, mas apesar de suas tentativas não logrou levá-lo à Fé Católica. Tomando uma medida extrema, Cristóbal decide quebrar os ídolos de seu pai, o que enfureceu muito aos seus servidores e a sua segunda esposa, que influenciaram para que a criança fosse morta.

De fato, assim ocorreu. Seu pai enfurecido decide golpeá-lo até a morte, enquanto isto ocorria Cristóbal dizia: “Meu Deus, tenha misericórdia de mim, e se tu quiseres que eu morra, morrerei; e se tu quiseres que viva, livrai-me de meu cruel pai”. Apesar dos golpes o menino não morreu, mas seu pai o enviou para a fogueira. Ali, enquanto ardia de dor, o pequeno lhe diz: “Não penses que estou enojado, porque eu estou muito alegre, e saiba que me fizestes mais honra do que vale teu senhorio”. Sua morte ocorreu em 1527.

Alguns anos depois, em 1529, sucedeu o martírio de Antonio e Juan. O primeiro era neto de Xicoténcatl, senhor de Teziutlán, portanto futuro herdeiro do senhorio; Juan era seu criado. Os dois meninos foram enviados com Frei Bernardino Minaya para colaborar com a evangelização encomendando-lhes uma missão especial: lhes solicitou que buscassem por todas as casas dos indígenas de Tepeyacac os ídolos. Assim fizeram, mas os meninos se distanciaram e chegaram ao povo de Cuahutinchan onde os índios, com toras nas mãos, matam aos menores.

Não se conhece com certeza a data de nascimento dos três mártires, mas se calcula que Cristóbal nasceu em 1514 e Antônio e Juan, em 1516. Por esta razão o Bispo de Tlaxcala, Dom Francisco Moreno Barrón, decretou 2015 como o ano do V Centenário de Nascimento dos Meninos Mártires. Os infantes foram beatificados por São João Paulo II no dia 06 de maio de 1990 durante uma celebração na Basílica de Guadalupe. (GPE/EPC)

 
Comentários