Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Curitiba realiza curso sobre o Diretório Nacional da Comunicação
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 01/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Curitiba – Paraná (Segunda-feira, 01-06-2015, Gaudium Press) A Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, organizou entre os dias 30 e 31 de maio o curso sobre o Diretório Nacional da Comunicação, contando com a assessoria da Irmã Élide Fogolari e do Padre Clóvis de Melo.

Na ocasião, o curso aconteceu no Auditório Irmãs Paulinas, situado no bairro Bom Retiro, prosseguindo assim com as ações pelo 49º Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O bispo referencial da Comunicação em Curitiba, Dom José Mário Angonese, ficou a cargo de celebrar a Santa Missa de abertura do encontro.

Ao comentar um dos temas do encontro, “Pastoral Digital”, Padre Clóvis discutiu a necessidade de acompanharmos e estarmos sempre atentos para a convergência midiática, uma vez que “hoje a relação humana e a comunicação não são mais uma via de mão única, mas uma via de duas mãos, onde a pessoa é o protagonista”.

Já a Irmã Élide fez questão de apresentar todos os capítulos do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, lançado no ano passado. Os documentos trazem as diretrizes da comunicação responsáveis em direcionar a missão Evangelizadora da Igreja.

Com base na Pastoral da Comunicação (Pascom) como o eixo de todas as pastorais da Igreja, os assessores falaram sobre a atuação do núcleo.

Neste domingo, 31 de maio, os representantes da Pascom das paróquias da Arquidiocese iniciaram o Projeto Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação, que será utilizado na orientação das pastorais de cada comunidade, bem como no auxílio para a criação e implementação das mesmas nas outras 100 paróquias que ainda não possuem os serviços deste organismo.

O encerramento do curso ocorreu durante a celebração de uma Missa presidida pelo Arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, na Capela das Irmãs Paulinas.

Segundo Dom Peruzzo, “a comunicação não se trata apenas de uma missão técnica, mas lá onde forem, que percebam todos o seu falar; que a sua pessoa seja transparência das boas notícias do bom Pai e batizem e mergulhem todos no amor do bom Pai, no amor do bom Filho que perdoou até no momento em que era assassinado, no amor do Espírito de Deus que é a força para que nunca sejam fragilizados em anunciar boas notícias”.

Logo depois, o arcebispo solicitou aos participantes do evento que “anunciem que a Trindade amorosa de Deus é uma espécie de realidade na qual todos podem ser mergulhados para experimentar ‘como é grande o meu amor por você'”, pois “isso é Trindade e comunicação” e “só é possível compreender que Deus é Trino porque ele rompeu o silêncio e se comunicou”. (LMI)

 
Comentários