Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cidade do México se prepara para celebrar a Solenidade de Corpus Christi
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do México – México (Terça-feira, 02-06-2015, Gaudium Press) No próximo dia 04 de junho o coração da capital mexicana será epicentro de uma das solenidades mais importantes da Igreja Católica. O centro da cidade viverá a celebração de Corpus Christi, que este ano ocorrerá também por outra especial comemoração: o 20º aniversário do Cardeal Norberto Rivera Carrara como cabeça da Igreja que peregrina na Cidade do México.

Cidade do México se prepara para celebrar a Solenidade de Corpus Christi 2.jpg

É por isso que o purpurado fez chegar uma mensagem aos fiéis da capital para que nesta quinta-feira se somem aos atos comemorativos do Corpo e Sangue de Cristo “expressando e testemunhando o grande mistério presente na Eucaristia, de onde irradia a vida abundante que Cristo nos oferece e que comunicado ao mundo”, como sublinha o Sistema Informativo da Arquidiocese do México (SIAME) em nota à imprensa.

Além disso, convidou a toda a comunidade eclesial para que se fomente o culto à Santíssima Eucaristia em cada paróquia, reitoria e capelania da Arquidiocese promovendo a participação na Santa Missa e também a Adoração do Santíssimo Sacramento.

Para esta oportunidade, a solenidade -que contará com a presença dos sacerdotes e leigos da Arquidiocese do México-, se desenvolverá em torno do lema “Jesus, Luz das nações”. Ela começará às 09h na Praça Tlaxcoaque com a oração cantada, seguirá até as 10h com a celebração Eucarística que presidirá o Cardeal Rivera, e prosseguirá com a procissão com o Santíssimo Sacramento até a Catedral Metropolitana.

Durante a procissão o primaz mexicano dará a bênção com o Santíssimo Sacramento e se orará especialmente pelas famílias, os jovens e o fim da violência no México. Além disso, e como é a tradição, se dará a bênção às crianças que chegarem vestidas com trajes típicos, sinal de um costume herdado dos povos indígenas que na Colônia colocavam suas melhores prendas pra honrar e dar graças a Deus.Cidade do México se prepara para celebrar a Solenidade de Corpus Christi 1.jpg

Está previsto que durante a solenidade desta quinta-feira se dê a conhecer a oração oficial do Congresso Eucarístico da Arquidiocese do México que convocou o Cardeal Rivera para o próximo ano de 2016. Precisamente desde o início de 2015 a jurisdição eclesial começou os preparativos para este grande evento que não ocorre na capital mexicana desde o ano de 1924.

“Lhes convido para que, quando estivermos diante de Jesus Sacramentado, peçamos pelo êxito do trabalho pastoral que realizamos na Arquidiocese do México e para que, com entusiasmo, preparemos e realizemos no ano de 2016 nosso Congresso Eucarístico Arquidiocesano”, expressava o Cardeal Rivera ao anunciar o II Congresso Eucarístico da Arquidiocese do México.

A Solenidade de Corpus Christi foi instituída no dia 08 de setembro de 1264 graças ao milagre Eucarístico de Bolsena, Itália, e mediante a Bula ‘Transiturus hoc mundo’ do Papa Urbano IV, que fixou na quinta-feira posterior à Oitava de Pentecostes como o dia do Corpo e Sangue de Cristo. Mais adiante os pontífices Martinho V e Eugênio IV concederam indulgências àqueles que participarem com devoção dos atos em honra a Jesus Sacramentado. (GPE/EPC)

 
Comentários