Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O Pai nos criou, o Filho nos salvou e o Espírito Santo nos santifica”, diz o Bispo de Novo Hamburgo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Novo Hamburgo – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 02/06/2015, Gaudium Press) Em seu artigo semanal, Dom Zeno Hastenteufel, Bispo da Diocese gaúcha de Novo Hamburgo, afirma que nós conhecemos o nosso Deus porque Ele se revelou a nós: manifestou-se diversas vezes a Abraão, Moisés e aos profetas, ao longo do Antigo Testamento, apresentando-se sempre como o Deus criador e prometendo que nos enviaria o seu Filho.

Segundo o Prelado, há poucas semanas nós celebrávamos a Páscoa do Senhor, falando sempre em torno de Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, que foi morto numa cruz e que ressuscitou ao terceiro dia, deixando-nos inúmeras testemunhas.

Para ele, nos últimos dias de sua presença entre os homens, Jesus Cristo sempre mais claramente nos falava de seu Pai e do Espírito Santo, que Ele nos enviaria da parte do Pai. O Bispo recorda que em sua última aparição, precisamente no dia da ascensão do Senhor, Ele enviou os seus apóstolos, com as palavras: “Ide ao mundo todo fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo o que eu vos ordenei” (Mt 28,19-20).

“Quem realmente se dedica um pouco ao estudo da Bíblia, procurando ver nela não somente um livro religioso, mas a Revelação de um Deus que vem ao encontro da humanidade, percebe claramente que ali aparece a figura de um Deus único. Trata-se de um só Deus que se manifesta aos poucos, que é revelado gradativamente, e que se Ele apresenta em três pessoas, reais e distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo”, salienta.

Além disso, Dom Zeno enfatiza que o Pai está mais envolvido com a criação do mundo, do homem e da história, pois é Ele que toma a providência de organizar um povo, que Ele acompanha de perto, vai fazendo com que este povo supere as mais diferentes dificuldades.

Conforme o Prelado, esta história assume um novo rumo, quando o Filho de Deus vem ao mundo, assume carne humana a partir do “sim” de Maria, que aceita gerar o Filho que vai nascer a partir de uma intervenção direta de Deus. Ele explica que começa então o Novo Testamento, girando tudo em torno da pessoa, obra e mensagem de Jesus Cristo, o Filho de Deus, nosso Salvador.

“Mas, quando Ele volta para junto do Pai, deixa muito claro que vai nos enviar o Espírito Santo, que ficará neste novo povo de Deus, orientando os caminhos da Igreja, e fazendo compreender toda a história da Revelação de Deus ao mundo.”

Por fim, o Bispo afirma que temos um só Deus, que se revelou uno e trino, porque não temos dúvidas de que se trata de um único Deus verdadeiro. De acordo com ele, Deus se revelou de fato em três pessoas, iguais e distintas, que juntas conduziram a história, cada uma fazendo a sua parte, de modo que hoje podemos dizer: o Pai nos criou, o Filho nos salvou e o Espírito Santo nos santifica.

“Hoje é Ele que conduz a nossa história e orienta o nosso caminho. Agora se você é católico para valer, então não esqueça, nesta quinta-feira, Solenidade do Corpo de Cristo, Festa da Eucaristia, de participar da missa e da procissão, em sua paróquia ou comunidade”, conclui. (FB)

 
Comentários