Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O bispo é modelo para os sacerdotes, afirma Papa Francisco
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 08/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 08/06/2015, Gaudium Press) – Os Bispos da Conferência Episcopal de Porto Rico encontram-se em Roma para a visita ad Limina Apostolorum. Eles foram recebidos pelo Papa Francisco na manhã desta segunda-feira, 08/06.

BISPOS PORTO RICO.jpg
Foto: L’Osservatore Romano

Houve a protocolas troca de saudações e, em seguida, o Santo Padre falou da região onde se situa o país de origem dos visitantes:

Nesse “bonito arquipélago caribenho foi fundada uma das três primeiras dioceses que se estabeleceram no continente americano. Desde então, a sua história eclesial está entrelaçada pela fidelidade e tenacidade de muitos pastores, religiosos, missionários e leigos que souberam comunicar a alegria do anúncio de Cristo Salvador e em seu Nome criaram várias iniciativas em favor do bem comum, no campo litúrgico, social e educacional que marcaram profundamente a vida pública e particular do povo porto-riquenho.”

Dando continuação a seu discurso, o Papa afirmou a eles:

“Vocês são chamados, como arautos do Evangelho e guardiões da esperança de seu povo, a continuar escrevendo essa obra de Deus em suas Igrejas locais, animados pelo espírito de comunhão eclesial, fazendo com que a fé cresça e a luz da verdade brilhe também em nossos dias. A confiança recíproca e a comunicação sincera entre vocês ajudará o clero e os fiéis a verem a unidade autêntica tão querida por Cristo”.

“Não desperdicem energias com divisões e confrontos, mas para construir e colaborar. Vocês sabem que quanto mais intensa é a comunhão, mais se favorece a missão. Saibam se distanciar de ideologias ou tendências políticas que lhes fazem perder tempo e o verdadeiro ardor pelo Reino de Deus. A Igreja, em razão da sua missão, não está ligada a nenhum sistema político. Ela é sinal e salvaguarda do caráter transcendente da pessoa humana”.

Francisco frisou que o “bispo precisa recorrer não somente à oração, mas também à amizade e ajuda fraterna de seus irmãos no episcopado”.

Modelo

O Papa disse que o bispo é modelo para os seus sacerdotes e os impulsiona a buscar sempre a renovação espiritual e a redescobrirem a alegria de apascentar seu rebanho dentro da grande família que é a Igreja.

Jubileu da Misericórdia

Falando sobre o próximo Jubileu da Misericórdia, Francisco tratou do Sacramento da Reconciliação e recordou aos bispos que eles e os sacerdotes devem ser servidores fiéis do perdão de Deus.

Vocacionados, sacramentos e formação

“Para ter bons pastores é preciso cuidar da pastoral vocacional. Os seminários devem oferecer uma formação adequada aos candidatos ao sacerdócio.”

O pontífice destacou a necessidade de facilitar aos fiéis a vida sacramental e oferecer-lhes uma formação permanente adequada para que possam cumprir a sua missão.

Pastoral familiar

Francisco sublinhou a necessidade de consolidar cada vez mais a pastoral familiar diante dos problemas sociais que afligem a família.

O Papa chamou a atenção dos bispos porto-riquenhos para o valor e a beleza do matrimônio: “A complementaridade entre o homem e a mulher está sendo questionada pela ideologia do gênero, em prol de uma sociedade mais livre e mais justa. As diferenças entre homem e mulher não são para a contraposição ou subordinação, mas para a comunhão e geração. O Sacramento do Matrimônio é sinal do amor de Deus pela humanidade e da entrega de Cristo por sua Esposa, a Igreja. Cuidem desse tesouro, um dos mais preciosos dos povos da América Latina e Caribe”. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticana.

 
Comentários