Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Em Papua-Nova Guiné Bispo enfrenta difícil e perigoso percurso para administrar sacramentos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Mendi – Papua-Nova Guiné (Quinta-feira, 11-06-2015, Gaudium Press) Os Bispos também são missionários. Esta é possivelmente a primeira ideia que os seguidores do Bispo de Mendi, Papua-Nova Guiné, pensaram ao ver suas publicações no Twitter na Solenidade de Corpus Christi. A imagem de uma frágil ponte artesanal pendente sobre um caudaloso rio pode dar aos fiéis uma ideia dos distintos caminhos que percorrem os pastores para apascentar seus rebanhos em regiões distantes.Em Papua-Nova Guiné Bispo enfrenta difícil e perigoso percurso para administrar sacramentos 1.png

Dom Donald Lippert, que além de Bispo é religioso capuchino, visitou a paróquia de São Miguel na região de Kurumb. Seu objetivo, encontrar-se com “quase 200 jovens (e alguns jovens de coração)”, segundo expôs ele mesmo aos jornalistas da Catholic News Service. O prelado relatou o entretido -se podemos chamar assim- itinerário de seu percurso.

Levar a Eucaristia e o Espírito Santo

“Depois de uma hora e meia através de estradas de montanhas e belas paisagens, chegamos tão distante como podíamos pela estrada”, expôs o Bispo. “Deixamos o carro e começamos a caminhar”. Mais adiante, chegaria ao lugar da célebre fotografia: “Antes de começar a subir a montanha, devíamos passar o rio Lai, sobre uma ponte pendente e frágil. Tratava de não olhar para baixo, porque a água correndo debaixo me fazia ficar um pouco tonto, mas haviam grandes vazios entre as tábuas, de forma que não podia evitá-lo”.

Dom Lippert comentou que se recordou que os habitantes do lugar usam essa ponte de forma habitual e já não sentem medo pelas evidentes falhas do mesmo e se animou a continuar seu caminho para levar o Sacramento da Confirmação aos fiéis que o esperavam. Depois de uma hora e meia caminhando, os jovens da comunidade originária local receberam ao prelado com expressões de sua cultura e lhe presentearam com um penacho de plumas como símbolo do reconhecimento sua autoridade como cabeça da Igreja no lugar.Em Papua-Nova Guiné Bispo enfrenta difícil e perigoso percurso para administrar sacramentos 2.png

O prêmio deste esforço foi celebrar a Solenidade de Corpus Christi e explicar aos fiéis a importância da “Eucaristia como alimento para nosso caminho e o Espírito Santo como fogo para nossa missão de levar a Boa Notícia a todos”, expôs o Bispo. “Alguns estavam visivelmente comovidos neste importante momento de suas vidas. Seus olhos estavam cheios de esperança e da promessa de uma vida vivida no Senhor apesar de muitos desafios e dificuldades”.

Depois da celebração, ainda esperava a Dom Lippert a segunda parte de seu extenuante percurso, apesar da sensação geral do prelado ser bem diferente. “Começamos nosso caminho para descer da montanha. Devo confessar que, nesta e em outras ocasiões similares, me senti um pouco como Pedro, Santiago e João devem ter sentido quando caminharam com Jesus descendo de volta do monte Tabor, depois de ter experimentado a glória da Transfiguração”. (GPE/EPC)

 
Comentários