Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sombrio (SC) promoverá Festa de Santo Antônio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 12/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Sombrio – Santa Catarina (Sexta-Feira, 12/06/2015, Gaudium Press) A cidade de Sombrio, no Estado de Santa Catarina, promoverá neste final de semana a Festa de Santo Antônio de Pádua. Durante a comemoração, haverá celebração, espiritualidade e diversão para os católicos da Região Sul.

Os organizadores estimam a participação de um grande público de sombrienses, mas devotos de outras cidades também deverão comparecer às atividades festivas. Desde o início do mês vem sendo realizada uma preparação para a comemoração, com as missas da Trezena de Santo Antônio, que antecedem a data oficial do padroeiro, dia 13 de junho.

Hoje, dia 12, o Bispo diocesano Dom Jacinto Inacio Flach presidirá a Missa do Dia dos Namorados, às 19h30, com o tema: “Santo Antônio: Um jovem apaixonado pelo Cristo”. Já amanhã, dia 13, o padre Antônio Madeira, de Araranguá, celebrará a Missa Solene. Depois da cerimônia, haverá um almoço de confraternização. A partir das 15h, acontecerá um casamento comunitário.

Relíquia de Santo Antônio

Trazida por uma comitiva que esteve na Itália, na Basílica Santo Antônio de Pádua, a Relíquia de Santo Antônio foi dada a cidade de Sombrio em 2011. Trata-se de uma parte da pele do santo, que ficará também exposta durante a festa. Haverão vários momentos para que as pessoas possam contemplar a relíquia, fazendo seus pedidos e agradecimentos.

História de Santo Antônio

Santo Antônio nasceu em Lisboa, em uma família nobre, por volta de 1195, e foi batizado com o nome de Fernando. Começou a fazer parte dos cônegos que seguiam a regra monástica de Santo Agostinho, primeiramente no mosteiro de São Vicente, em Lisboa, e depois no da Santa Cruz, em Coimbra. Dedicou-se com interesse e solicitude ao estudo da Bíblia e dos padres da Igreja.

Em Coimbra, aconteceu um fato que mudou sua vida: em 1220, foram expostas as relíquias dos primeiros cinco missionários franciscanos que haviam se dirigido a Marrocos, onde encontraram o martírio. Esse acontecimento fez nascer nele o desejo de imitá-los e de avançar no caminho da perfeição cristã: então, pediu para deixar os cônegos agostinianos e converter-se em frade menor. A petição foi acolhida e, tomando o nome de Antônio, também ele partiu para Marrocos. Mas a Providência divina dispôs outra coisa.

Devido a uma doença, Santo Antônio se viu obrigado a voltar à Itália em 1221. Viveu por algum tempo totalmente escondido em um convento perto de Forlì. Começou, na Itália e na França uma atividade apostólica que levou muitas pessoas que haviam se separado da Igreja a retomarem sua participação na vida eclesial. Nomeado como superior provincial dos Frades Menores da Itália Setentrional, Antônio continuou com o ministério da pregação, alternando-o com as tarefas de governo.

Morreu nas portas da cidade de Pádua, no dia 13 de junho de 1231. E é neste dia que a Igreja Católica celebra o dia de Santo Antônio de Pádua, um dos santos mais populares, venerado não somente em Pádua, onde foi construída uma basílica que acolhe os restos mortais dele, mas no mundo inteiro. São estimadas pelos fiéis as imagens e estátuas que o representam com o lírio, símbolo da sua pureza, ou com o Menino Jesus nos braços. (FB com informações do site da Diocese de Criciúma)

 
Comentários