Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Francisco relembra: Onde está o teu tesouro aí está teu Coração
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 19/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 19/06/2015, Gaudium Press) – Como de costume, o Papa Francisco durante a Missa matutina que celebra na Casa Santa Marta, fez uma homilia para os que vão à Capela.

As palavras do Papa nesta sexta-feira, 19, foram uma reflexão a propósito do Evangelho do dia, quando Jesus diz aos discípulos: “Onde está o teu tesouro, aí estará também teu coração” e ainda os admoesta para que “Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e o caruncho os corroem e os ladrões arrobam e roubam, mas ajuntai para vós tesouros nos céus”.

As riquezas acumuladas para si estão na origem das guerras, das famílias destruídas e da perda de dignidade, seria o resumo das palavras do Pontífice, hoje.

Na reflexão inicial, Francisco lembra que, com o acúmulo exagerado, o risco de se tornar escravo das riquezas é alto: “No final, essas riquezas não dão a segurança para sempre. Pelo contrário, levam embora a sua dignidade.”

‘Afastem-se de toda ganância! ‘, assim diz o Senhor. “Porque a ganância avança, avança, avança… É um degrau, abre a porta: depois vem a vaidade – acreditar ser importante, poderoso… – e, por fim, o orgulho. E a partir dali todos os vícios, todos. São degraus, mas o primeiro é este: a ganância, a vontade de acumular riquezas”.

A riqueza abençoada faz santos

Em seguida Francisco reconhece que “Acumular é uma característica do homem” e “fazer as coisas e dominar o mundo é também uma missão”. E esta é a luta de todos os dias: como gerir bem as riquezas da Terra para que sejam orientadas ao Céu e se tornem riquezas do Céu”.

“Há uma coisa que é verdadeira, quando o Senhor abençoa uma pessoa com as riquezas: faz dela o administrador daquelas riquezas para o bem comum e para o bem de todos, não para seu próprio bem. E não é fácil se tornar um honesto administrador, porque existe sempre a tentação da ganância, de se tornar importante. O mundo nos ensina isso e nos leva para esta estrada. Pensar nos outros, pensar que aquilo que tenho está a serviço dos outros e que nada que possuo levarei comigo.

Mas se uso o que o Senhor me deu para o bem comum, como administrador, isso me santifica, me fará santo”.

Onde está meu tesouro?

O Papa continuou suas palavras para, por fim, afirmar: “Todos os dias” devemos nos questionar: ‘Onde está o teu tesouro? Nas riquezas ou nesta administração, neste serviço pelo bem comum? “.

“É difícil, é como brincar com o fogo! Muitos tranquilizam a própria consciência com a esmola e dão o que sobra”. “Administrar a riqueza é um despojar-se continuamente do próprio interesse e não pensar que essas riquezas nos darão a salvação. Acumular sim, tudo bem; tesouros sim, tudo bem, mas os que têm preço – digamos assim – na “bolsa do Céu’. Ali, acumular ali! “. (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

 
Comentários