Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


História da construção das grandes catedrais góticas é revelada com raios laser
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Paris – França (Quarta-feira, 24-06-2015, Gaudium Press) Muitos aspectos da história das grandes catedrais góticas, obras mestras d

História da construção das grandes catedrais góticas é revelada com raios laser 1.jpg

a arquitetura sacra, permanecem ainda no mistério. A identidade das pessoas que dedicaram a totalidade de suas vidas aos enormes projetos e os métodos empregados para resolver complicados desafios arquitetônicos são parte das interrogações que seguem maravilhando aos especialistas. O historiador de arte Andrew Tallon aplicou uma nova técnica para começar a decifrá-los com a ajuda de raios laser.

O investigador é o primeiro a realizar uma digitalização das construções góticas, para tomar as medidas precisas e descobrir detalhes que antes passavam desapercebidos. “Não pode aguentar uma abóbada e medi-la na mão”, explicou Michael Davis, outro historiador de arte, à National Geographic, depois de ter tentado empregar os instrumentos de medição da época medieval para obter medidas das monumentais edificações. Os métodos, explicou, são muito dispendiosos e sujeitos a numerosos erros humanos.

Tecnologia para admirar a arquitetura sacra

Em contraste um scanner laser é montado em um tripé para que faça uma varredura de toda a superfície designada, medindo com precisão as distâncias que o separam dos objetos e coletando até mil milhões de pontos de dados com os quais se pode reconstruir com precisão o modelo da Catedral. “Se você fizer o trabalho apropriadamente”, comentou Tallon, a medição é “precisa até uma margem de cinco milímetros”. Dadas as colossais proporções das grandes catedrais, esta conquista é simplesmente notável.

Os dados coletados permitem ter um modelo da edificação em três dimensões o qual ainda se faz transparente para permitir uma análise distinto, impossível de realizar através dos grossos muros de pedra. Os encontros por exemplo revelam grandes dificuldades na construção do extremo ocidental da Catedral de Notre Dame de Paris, onde as colunas interiores não estão realmente alinhadas e onde os construtores não retiraram restos de construções existentes mas que construíram em torno delas.

Tallon acredita ter encontrado a causa de um atraso notável na construção do templo, que os investigadores especularam teria registrado nos trabalhos da fachada ocidental. A linha de estátuas da Galeria dos Reis sobre as enormes portas não está alinhada corretamente e ocasionaria um afundamento do solo em direção ao noroeste. Os construtores puderam ter-se visto obrigados a deter a obra e esperar o solo instável se assentar antes de acrescentar mais peso e isto pode ter atrasado inclusive uma década antes de poder retomar os trabalhos.

História da construção das grandes catedrais góticas é revelada com raios laser 2.jpg

O trabalho requer realizar múltiplas varreduras e alcançar os lugares mais inacessíveis, algo que Tallon faz com gosto, já que está motivado por seu amor à espiritualidade católica, arquitetura e a música sacra. O historiador estudou acústica medieval, tentou ser monge contemplativo e, ao discernir que não era esta sua vocação, se dedicou ao estudo das Catedrais. “Finalmente me dei conta de que o que queria fazer era poder mesclar todas essas coisas juntas, meu amor pelos edifícios medievais, pela arte, pela tecnologia e o conhecimento”, comentou. “Gosto de pensar que o trabalho de escanear a laser e inclusive algo da academia convencional que faço está imbuída desse importante mundo da espiritualidade. É uma ideia muito bela”. (GPE/EPC)

 
Comentários