Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Sínodo Católico Greco-Melquita é concluído no Líbano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Beirute – Líbano (Quarta-feira, 24-06-2015, Gaudium Press) Reunidos entre os dias 15 a 20 de junho na residência patriarcal de verão Ain Trez, no Líbano, estiveram os Bispos participantes do Sínodo anual da Igreja católica greco-melquita. Os temas abordados foram principalmente a preparação para o matrimônio, a atenção às famílias em crises, a guerra na Síria e a situação dos cristãos no Oriente Médio.

Após analisar relatórios sobre a situação na Síria, e particularmente sobre as diversas dioceses do país, os prelados oraram para que chegue o “tempo de paz e reconstrução”, depois de cinco anos de conflito sangrento. Do Líbano, os padres sinodais imploraram pela eleição “assim que seja possível” de um novo presidente. A vacância de mais de um ano do dito cargo tem trazido prejuízos à vida política da nação.

Apesar dos temas de violência terem muita presença em reuniões como esta, os prelados não descuidaram em suas considerações à atenção pastoral, por exemplo a dos matrimônios e as famílias. No comunicado final do Sínodo se afirma que “a família, no ambiente atual e sua planificação no futuro” foi o tema de muitas sessões. Os problemas da família são potencializados em um mundo cada vez mais secularizado, que parece não deixar “espaço para Deus e os valores cristãos”.

Em resposta às ameaças da família, os Padres sinodais decidiram fundar e promover em todas as eparquias “centros de catequese e formação cristã” para uma melhor preparação para o matrimônio. Aqui também acompanharão aos centros de escuta e clínicas onde podem acudir “as famílias em crise” e aos casais com dificuldade. (GPE/EPC)

 
Comentários