Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


27 de junho: data histórica para Francisco e Bento XVI
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 26/06/2015, Gaudium Press) – No sábado, 27/06, ocorrem duas datas importantes no Vaticano: 23 anos de consagração episcopal do Papa Bergoglio e os 38 anos da púrpura cardinalícia de Bento XVI.

Francisco

Em 20 de maio de 1992, o Papa João Paulo II nomeou o padre Jorge Mario Bergoglio como Bispo Titular de Auca e Auxiliar de Buenos Aires e a 27 de junho ele recebeu, na Catedral de Buenos Aires, a ordenação episcopal do Cardeal Antonio Quarracino, tendo como lema “Miserando atque elegendo” e, como jesuíta, insere no brasão o símbolo da Companhia de Jesus, “IHS”.

No Consistório de 21 de fevereiro de 2001 foi criado Cardeal por João Paulo II.

Bento XVI

Já o Papa Emérito celebra no próximo sábado 38 anos de sua criação como Cardeal pelo Beato Paulo VI.

Padre Joseph Ratzinger foi nomeado Arcebispo de Munique e Frisinga em 25 de março de 1977 por Paulo VI, recebendo a ordenação episcopal em 28 de maio.

Foi o primeiro sacerdote diocesano, após 80 anos, a assumir o governo pastoral da grande arquidiocese bávara. Como lema episcopal escolheu “colaborador da verdade” e um dos motivos, como ele mesmo explicou, é “porque, no mundo de hoje o tema da verdade é quase que totalmente silenciado; aparece, de fato, como algo de muito grande para o homem, não obstante que tudo se fragmenta se falta a verdade”.

Paulo VI o criou Cardeal com o título presbiteral de “Santa Maria Consoladora no Tiburtino”, no Consistório de 27 de junho do mesmo ano (1977). (JSG)

Da Redação Gaudium Press, com informações Rádio Vaticano

 

 
Comentários