Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Paróquia em Salvador comemora 335 anos na Festa de São Pedro
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Sexta-feira, 26-06-2015, Gaudium Press) “335 Anos Evangelizando” será o tema das comemorações pelo aniversário de fundação da tricentenária Paróquia de São Pedro, situada na Praça da Piedade, em Salvador, em sintonia com a Festa de seu Padroeiro, que tem início com o tríduo preparatório nesta sexta-feira, 26 de junho.

A festividade contará com uma programação com diversos momentos de louvor e oração, sendo que no dia 29, dia consagrado aos apóstolos São Pedro e São Paulo, serão celebradas sete missas na Igreja Matriz, bem como a Santa Missa solene campal, em frente ao templo, presidida pelo Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Além disso, haverá uma procissão que percorrerá as ruas de Salvador, com destino à Igreja de São Pedro.

De acordo com o pároco da Paróquia de São Pedro, Padre Aderbal Galvão de Sousa, “as pessoas esforçam-se para atender ao último desejo das pessoas queridas”, conforme a exortação de Jesus aos seus discípulos, “‘Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Nova a toda a humanidade'”, a qual procuramos seguir.

Ainda conforme o Padre Aderbal, o tema da festa é em alusão aos 335 anos de criação da Paróquia de São Pedro, lembrando desta forma os mais de três séculos que ela vem cumprindo sua missão como Igreja, “servindo à comunidade em função do Reino de Deus, e, ao mesmo tempo, confirmar o compromisso com a evangelização, a razão e o fim da atividade pastoral de nossa Paróquia”.

Sobre o Tríduo preparatório, que se estende até 28 de junho, na Igreja de São Pedro, às 11h, “serão três dias de oração, escuta da Palavra de Deus, revisão da prática cristã e preparação para fazermos da comemoração de São Pedro não apenas uma festa do Padroeiro, mas a celebração de um grande santo que intercede por nós e, com os seus testemunhos, ajuda-nos a sermos verdadeiros apóstolos missionários”.

O sub-tema “335 anos anunciando Jesus Cristo” será refletido pelos fiéis nesta sexta-feira, com base na Boa Nova que Nosso Senhor Jesus Cristo trouxe como a salvação ao mundo.

No dia seguinte, será a vez do sub-tema “335 anos formando comunidade”, destacando o Povo de Deus como uma comunidade unida pela Fé.

E no domingo, será abordado os “335 anos servindo à sociedade”, remetendo ao fato de que o autêntico cristão não cuida somente da sua salvação, uma vez que também procura lutar pela transformação dos irmãos e do mundo.

Neste dia, as atividades têm início logo pela manhã, com a primeira missa às 7h, na intenção do Papa. A missa das 8h será pelos aniversariantes da paróquia, comerciantes, comerciários e vendedores ambulantes. A cerimônia das 9h30 será dedicada aos viúvos e viúvas. A das 11h, pelos institutos de vida consagrada religiosos e seculares. E por fim, a das 12h, pelas pessoas que possuem o nome do Apóstolo Pedro.

À tarde, a missa das 13h será na intenção dos movimentos, ministérios e pastorais da Paróquia. E a celebração das 14h30, pelos idosos e doentes.

E para finalizar os festejos, a aguardada procissão dos fiéis começa por volta das 15h30, partindo da Igreja Matriz e percorrendo algumas ruas do centro da capital baiana.

Logo depois, às 17h, será celebrada a missa solene campal, em frente ao templo. (LMI)

 
Comentários