Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Motu Proprio” cria novo Dicastério no Vaticano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 29/06/2015
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano – (Segunda-feira, 29/06/2015, Gaudium Press) – O Papa Francisco criou no sábado (27/06) um novo Dicastério da Cúria Romana: a Secretaria para a Comunicação. O Dicastério foi criado através de uma Carta Apostólica em forma de “Motu Proprio”.

O Papa analisou relatórios e ouviu o parecer do Conselho de Cardeais antes de tomar sua decisão. Justificando sua atitude, ele escreveu no “Motu Proprio”: “O atual contexto comunicativo, caracterizado pela presença e pelo desenvolvimento das mídias digitais, pelos fatores da convergência e da interatividade, requer uma reformulação do sistema informativo da Santa Sé e uma reorganização que proceda decididamente rumo a uma integração e gestão unitária”.

O Papa considera, então, que todos os organismos que vinham ocupando da tarefa da ocuparam da comunicação serão incorporados num novo Dicastério da Cúria Romana para responder “sempre melhor às exigências da missão da Igreja”.

Os órgãos do novo Dicastério

Integram o novo Dicastério os seguintes organismos: Pontifício Conselho das Comunicações Sociais; Sala de Imprensa da Santa Sé; Serviço Internet Vaticano; Rádio Vaticano; Centro Televisivo Vaticano; L’Osservatore Romano; Tipografia Vaticana; Serviço Fotográfico; Livraria Editora Vaticana.

Todos esses organismos deverão prosseguir com suas atividades próprias, devendo seguir as indicações oferecidas pela Secretaria para a Comunicação.

A partir de agora, a nova Secretaria assume também a gestão do site institucional da Santa Sé e o serviço Twitter do Papa: @pontifex.

A Secretaria para a Comunicação inicia suas atividades e funções hoje. A sede provisória está instalada nos edifícios da Rádio Vaticano.

Os nomeados

O Papa nomeou como novo Prefeito da nova Secretaria o atual Diretor do Centro Televisivo Vaticano, Dom Dario Edoardo Viganò; como Secretário, foi indicado o Responsável pelo Serviço Internet Vaticano, Dom Lucio Adrian Ruiz.

O Diretor-Geral será Dr. Paolo Nusiner, responsável pelo jornal Avvenire; o Vice-Diretor será o Dr. Giacomo Ghisani, até agora, responsável pelas Relações Internacionais da Rádio Vaticano. (JSG)

 
Comentários